Saúde
Hospital do Rio usa pele de tilápia para tratar queimaduras
O hospital informou que duas pacientes com queimaduras graves foram tratadas logo no primeiro mês com a pele do peixe de água doce, e apresentaram cicatrização mais rápida e com menos queixas de dor
Lembra da pele de tilápia – que em 2017 foi usada para tratar queimados em Fortaleza, no Ceará e depois foi levada pela Nasa em 2019 para testes em órbita? – Agora a pele do peixe brasileiro também está sendo usada para tratamento de queimados no Rio de Janeiro, no Hospital Municipal Souza Aguiar.
O CTQ – Centro de Tratamento de Queimados – da unidade hospitalar é o primeiro do Estado a utilizar a técnica desenvolvida pela UFC (Universidade Federal do Ceará).
O hospital informou que duas pacientes com queimaduras graves foram tratadas logo no primeiro mês com a pele do peixe de água doce, e apresentaram cicatrização mais rápida e com menos queixas de dor.
Ela explicou como a pele do peixe é usada:
“O material é hidratado e aplicado diretamente sobre as queimaduras, sem a necessidade de pomadas ou outros insumos. Conforme as lesões vão cicatrizando, a pele de tilápia vai se soltando. Os pacientes relatam coceira neste período final, o que é uma reação típica do processo de cicatrização”, contou.
Desinfecção
Para ser utilizada, a pele da tilápia passa por um processo de preparo e desinfecção que inclui exposição a raios gama (radiação).
O material resistente, elástico e rico em colágeno pode permanecer no local por até 10 dias, o que reduz os riscos de infecção e custo do tratamento pela metade.
O material aguarda a licença definitiva da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – para poder ser utilizado em tratamentos de queimaduras em todo o SUS Sistema Único de Saúde).
Fonte: SóNotíciaBoa
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!
Matérias Relacionadas
Saúde
Agentes de saúde recolhem lixo ao longo da ferrovia neste sábado em Guaramirim
Ação faz parte do programa de combate à dengue no municÃpio

PolÃtica
Almeida apela por equipamento para ajudar pacientes oncológicos em Jaraguá do Sul
O parlamentar destacou que a aquisição do PET-CT representaria um avanço significativo no atendimento oncológico da cidade, permitindo diagnósticos mais precisos e um tratamento mais eficaz para os pacientes

Saúde
Posto de Saúde do Chico de Paulo, em Jaraguá do Sul, terá horário de atendimento ampliado
A partir da segunda-feira (17), a Unidade atenderá das 7h à s 22h, de segunda a sexta-feira e das 9h à s 13 aos sábados. Agora são 11 UBSs com horário ampliado no MunicÃpio

Saúde
Saúde confirma primeiro caso de nova cepa de mpox no Brasil
Mulher de 29 anos teve contato com familiar que visitou paÃs africano
