Saúde

Guaramirim já realizou mais de mil testes para covid-19

Conforme boletim divulgado no final da tarde de domingo (12), o município já realizou 1.157 testes para o novo coronavírus, sendo 926 descartados, 4 exames aguardando resultados e 227 positivos para a doença.

13 Jul 2020 - 10h58Por Janici Demetrio
Guaramirim já realizou mais de mil testes para covid-19 - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Guaramirim intensificou a testagem para covid-19, como forma de diagnosticar precocemente, tratar os pacientes confirmados e prevenir o contágio da doença no município.

Conforme boletim divulgado no final da tarde de domingo (12), o município já realizou 1.157 testes para o novo coronavírus, sendo 926 descartados, 4 exames aguardando resultados e 227 positivos para a doença. Dos casos confirmados, 164 estão recuperados. 

Conforme a Secretaria de Saúde, a ampliação da testagem é uma ação importante para combater a doença. “A testagem precoce permite o isolamento do paciente e de seus familiares, reduzindo assim os riscos de transmissão na comunidade. Além de fornecer o tratamento médico precoce para alívio dos sintomas”, afirma a médica que atua no Centro de Triagem Dra. Carmem Luiza Lutch Gascho.

A médica comenta que Guaramirim se destaca pela grande abrangência na testagem, atendimento multiprofissional com médicos, enfermeiros e técnicos de alta qualidade, além do suporte do Hospital Santo Antônio. “Porém chegamos em um momento que devemos redobrar cuidados, o inverno está aí e outras doenças respiratórias - além do coronavírus - vem junto com ele. Evitar sair de casa e se for necessário, usar máscara, lavar as mãos com frequência e evitar lugares com aglomerações. Na presença de qualquer sintoma gripal, seja febre, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, deve se procurar imediatamente o centro de triagem”, completa.

O Centro de Triagem para Coronavírus está instalado nas dependências do AME (Ambulatório Municipal de Especialidades), na rua João Butschardt, nº 365, no Centro. O horário de atendimento é das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira. 

Aquisição de testes colabora na prevenção

A médica reguladora da Secretaria de Saúde de Guaramirim, Ana Julia Schiroky Brenneisen (CRM SC 15071) esclarece que o aumento dos casos é consequência da ampliação da testagem, algo já esperado pela Saúde mas de extrema importância para o combate e prevenção da doença.

Ela explica que Guaramirim comprou 1500 testes rápidos e recebeu 630 testes do Estado. “Os testes rápidos são práticos e feitos em pacientes que estejam no oitavo dia de uma síndrome gripal, seguindo critérios de análise de sintomas e sinais que o paciente pode apresentar, onde o resultado sai entre 10 a 15 minutos. O resultado diz  se o paciente tem doença ativa ou então se já teve contato e se formaram anticorpos ou se não tem nenhum dos dois” , diz.  

O município ainda conta com testes em estoque mas já se prepara para realizar uma nova compra. “Países mais desenvolvidos preconizam a testagem em larga escala porque assim conseguem ter uma leitura maior de como está a pandemia entre os indivíduos do município/região e conseguimos fazer as ações de prevenção. Ou seja, recomendar o isolamento, isolamento dos contatos domiciliares, monitorar esses contatos. Acredito que dentro do município, a situação de testagem está sob controle, está sendo feito um movimento de excelência com gestão preocupada em ter testes e fornecê-los de maneira adequada com critérios técnicos para testagem dos indivíduos doentes ou com suspeita”, finaliza. 

Matérias Relacionadas

Saúde

Ministro da Saúde visita Hospital Santa Isabel em Blumenau

Marcelo Queiroga foi recebido pelo Diretor de Operações da instituição
Ministro da Saúde visita Hospital Santa Isabel em Blumenau
Saúde

Jaraguá suspende aplicação da primeira dose de vacina contra a covid

Assim que receber nova remessa de vacinas do Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde retomará o Plano Nacional de Imunização Contra a Covid-19, seguindo as orientações do Ministério da Saúde
Jaraguá suspende aplicação da primeira dose de vacina contra a covid
Saúde

SC ultrapassa 5 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19

O total de pessoas completamente imunizadas em Santa Catarina já é maior do que o número dos que foram infectados, desde o início da pandemia
SC ultrapassa 5 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19
Saúde

Jaraguá libera vacina contra a covid-19 para pessoas com 32 anos

Jaraguá libera vacina contra a covid-19 para pessoas com 32 anos
Ver mais de Saúde