Saúde

Guaramirim já realizou mais de mil testes para covid-19

Conforme boletim divulgado no final da tarde de domingo (12), o município já realizou 1.157 testes para o novo coronavírus, sendo 926 descartados, 4 exames aguardando resultados e 227 positivos para a doença.

13 Jul 2020 - 10h58Por Janici Demetrio

A Secretaria de Saúde de Guaramirim intensificou a testagem para covid-19, como forma de diagnosticar precocemente, tratar os pacientes confirmados e prevenir o contágio da doença no município.

Conforme boletim divulgado no final da tarde de domingo (12), o município já realizou 1.157 testes para o novo coronavírus, sendo 926 descartados, 4 exames aguardando resultados e 227 positivos para a doença. Dos casos confirmados, 164 estão recuperados. 

Conforme a Secretaria de Saúde, a ampliação da testagem é uma ação importante para combater a doença. “A testagem precoce permite o isolamento do paciente e de seus familiares, reduzindo assim os riscos de transmissão na comunidade. Além de fornecer o tratamento médico precoce para alívio dos sintomas”, afirma a médica que atua no Centro de Triagem Dra. Carmem Luiza Lutch Gascho.

A médica comenta que Guaramirim se destaca pela grande abrangência na testagem, atendimento multiprofissional com médicos, enfermeiros e técnicos de alta qualidade, além do suporte do Hospital Santo Antônio. “Porém chegamos em um momento que devemos redobrar cuidados, o inverno está aí e outras doenças respiratórias - além do coronavírus - vem junto com ele. Evitar sair de casa e se for necessário, usar máscara, lavar as mãos com frequência e evitar lugares com aglomerações. Na presença de qualquer sintoma gripal, seja febre, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, deve se procurar imediatamente o centro de triagem”, completa.

O Centro de Triagem para Coronavírus está instalado nas dependências do AME (Ambulatório Municipal de Especialidades), na rua João Butschardt, nº 365, no Centro. O horário de atendimento é das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira. 

Aquisição de testes colabora na prevenção

A médica reguladora da Secretaria de Saúde de Guaramirim, Ana Julia Schiroky Brenneisen (CRM SC 15071) esclarece que o aumento dos casos é consequência da ampliação da testagem, algo já esperado pela Saúde mas de extrema importância para o combate e prevenção da doença.

Ela explica que Guaramirim comprou 1500 testes rápidos e recebeu 630 testes do Estado. “Os testes rápidos são práticos e feitos em pacientes que estejam no oitavo dia de uma síndrome gripal, seguindo critérios de análise de sintomas e sinais que o paciente pode apresentar, onde o resultado sai entre 10 a 15 minutos. O resultado diz  se o paciente tem doença ativa ou então se já teve contato e se formaram anticorpos ou se não tem nenhum dos dois” , diz.  

O município ainda conta com testes em estoque mas já se prepara para realizar uma nova compra. “Países mais desenvolvidos preconizam a testagem em larga escala porque assim conseguem ter uma leitura maior de como está a pandemia entre os indivíduos do município/região e conseguimos fazer as ações de prevenção. Ou seja, recomendar o isolamento, isolamento dos contatos domiciliares, monitorar esses contatos. Acredito que dentro do município, a situação de testagem está sob controle, está sendo feito um movimento de excelência com gestão preocupada em ter testes e fornecê-los de maneira adequada com critérios técnicos para testagem dos indivíduos doentes ou com suspeita”, finaliza. 

Matérias Relacionadas

Saúde

Campanha de Vacinação contra a gripe é antecipada em Santa Catarina

A aplicação começa assim que as cidades receberem os imunizantes
Campanha de Vacinação contra a gripe é antecipada em Santa Catarina
Saúde

Saúde alerta para aumento de casos de covid-19

Em meio às preocupações quanto à dengue, autoridades da Saúde acendem o alerta para o aumento de casos de covid-19
Saúde alerta para aumento de casos de covid-19
Saúde

Em 20 dias, Jaraguá aplicou apenas 1.696 doses da vacina contra a dengue

O público-alvo estimado na faixa etária dos 10 aos 14 anos é de 11.500 crianças e adolescentes
Em 20 dias, Jaraguá aplicou apenas 1.696 doses da vacina contra a dengue
Saúde

Joinville confirma mais uma morte por dengue 

Homem de 55 anos foi a 13ª vítima da doença no município neste ano 
Joinville confirma mais uma morte por dengue 
Ver mais de Saúde