Unimed
Saúde

Guaramirim inicia vacinação contra a covid

Três profissionais do Centro de Triagem receberam as primeiras doses nesta terça-feira (19)

19 Jan 2021 - 17h01Por Janici Demetrio
Ténico de Enfermagem Matheus recebendo a vacina - Crédito: Divulgação PMGTénico de Enfermagem Matheus recebendo a vacina - Crédito: Divulgação PMG

Guaramirim recebeu do Governo do Estado 198 doses da vacina contra a covid-19. Seguindo as orientações estaduais, essas doses serão destinadas aos profissionais que atuam na linha de frente do combate ao vírus: no Centro de Triagem e no ambulatório do Covid no Hospital Municipal Santo Antônio. Conforme forem recebidas mais doses, elas serão destinadas ao público-alvo definido pelo Governo de Santa Catarina.
 
As primeiras doses da vacina foram aplicadas nesta terça-feira (19), em três profissionais que trabalham no Centro de Triagem desde o primeiro dia dos atendimentos (15 de abril de 2020), são eles: a enfermeira Cheila Magali Lottermann da Silva, a médica Carmem Luiza Lucht Gascho e o técnico de enfermagem Matheus Augusto Modesto Nascimento. 

IPTU 2021 JARAGUÁ

“Aplicamos a vacina nestes três profissionais que atuam desde do início dos atendimentos, como forma de agradecimento a todos esses profissionais que estão lutando bravamente para cuidar das pessoas e salvar vidas”, diz a secretária Cheila Patricia Rohweder. 

 As vacinas foram aplicadas pela técnica de enfermagem Ayme Kamile Dias, que atua há um ano na Prefeitura e há sete anos na área da saúde. 

Governo do Estado inicia distribuição das vacinas contra a Convid-19 aos municípios catarinenses
 
A partir de quarta-feira (20), a Secretaria de Saúde seguirá a imunização dos profissionais que atuam diretamente no combate do coronavírus (Hospital e Centro de Triagem) e aqueles que atuam no Samu. 

“Recebemos poucas vacinas, mas iremos garantir a primeira e segunda dose para esses profissionais, como preconiza o Ministério da Saúde. Depois, quando recebermos mais doses, informaremos aos munícipes do grupo prioritário os locais reservados para a imunização e as datas”, completa Cheila.

 
Para o prefeito, Luis Antônio Chiodini, esse é um momento muito aguardado por todos. 

“Hoje, com satisfação, fizemos a imunização desses profissionais como forma de agradecimento e honra aos trabalhos realizados e a partir de amanhã os demais profissionais da linha de combate ao covid-19 serão vacinados. É o começo da nossa vitória”, diz o prefeito. 

 
Os profissionais que receberam a vacina nesta terça-feira (19) no ato simbólico agradeceram a oportunidade de representar os colegas de profissão. 

“Agradecemos pela confiança que o município tem colocado em nós, no centro de triagem, e fiquei muito feliz realmente. Estou representando toda a enfermagem hoje aqui, todos os meus colegas de profissão e toda a luta que viemos enfrentando”, afirmou a enfermeira Cheila que atua há nove anos na prefeitura e há 17 anos na área da saúde. 

O técnico de enfermagem, Matheus Augusto Modesto Nascimento, reforçou a importância da vacina para proteger os profissionais que assumiram o risco e até se distanciaram dos familiares para atuar no combate da pandemia. 
 
Os três profissionais relembram os colegas de profissão que enfrentaram a doença e perderam suas vidas ou familiares, além daqueles que ainda lutam contra o covid.

 “Esse foi um ano muito difícil e a vacina vem para servir como um escudo para todos nós. Vamos nos manter saudáveis para conseguir proteger e continuar cuidando da nossa população até que todos consigam ser vacinados. Vacinar não é o bem apenas de uma pessoa, é coletivo. Eu me vacinando, eu protejo a minha comunidade”, afirma a médica Carmem.

A Secretaria de Saúde esclarece que já está se organizando para vacinar os demais integrantes do público-alvo gradativamente, conforme as vacinas forem disponibilizadas. Todos os informativos a respeito da vacinação serão feitos através dos canais oficiais da Prefeitura.
 
É de extrema importância que as pessoas sigam utilizando máscara, mantendo o distanciamento social e fazendo a higienização constante das mãos. 

Para ficar bem informado, entre no grupo do WhatsApp da Rádio Jaraguá e receba as notícias.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Chega a 129 o número de mortes por covid-19 em Jaraguá

Taxa de ocupação dos leitos exclusivos para a doença segue em 100%
Chega a 129 o número de mortes por covid-19 em Jaraguá
Saúde

Guaramirim tem 18 pacientes internados com covid-19

Os dados foram atualizados durante a tarde deste sábado (27) pela Secretaria de Saúde do município
Guaramirim tem 18 pacientes internados com covid-19
Saúde

Santa Catarina Já aplicou 218 mil doses da vacina contra a covid-19

Santa Catarina Já aplicou 218 mil doses da vacina contra a covid-19
Saúde

Entidades empresariais manifestam apoio ao decreto do Governo do Estado

Ver mais de Saúde