dengue 2
Saúde

Governo amplia leitos de terapia intensiva e de retaguarda em Santa Catarina

Em relação aos leitos de terapia intensiva, além dos 110 divulgados no início da semana, outros 20 foram pactuados para o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó

25 Fev 2021 - 17h32Por Janici Demetrio

O Governo de Santa Catarina trabalha intensamente no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Diversas frentes de autuação estão em andamento para dar assistência aos catarinenses, uma delas é a expansão da rede de atendimento aos pacientes. Nos últimos 30 dias, houve a pactuação para a ampliação de mais 220 leitos clínicos de retaguarda e 130 leitos de terapia intensiva em diversas regiões do estado.

Além dos 165 leitos de retaguarda divulgados na terça-feira (23), houve a pactuação para ampliação de mais 55 novos leitos nas seguintes unidades: Hospital São Francisco, em Concórdia (15 novos); Hospital da Polícia Militar, em Florianópolis (10); Hospital Santa Luzia, em Ponte Serrada (10); Hospital e Maternidade Santo Antônio, em Guaramirim (10), e no Hospital São Luiz, em Campo Alegre (10).

Em relação aos leitos de terapia intensiva, além dos 110 divulgados no início da semana, outros 20 foram pactuados para o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. Além da pactuação destes leitos, o governador Carlos Moisés afirmou que, caso necessário, o Estado dispõe de R$ 600 milhões para ativação de leitos de UTI na rede privada.

Vacinas e respiradores enviados pelo Ministério da Saúde
Nesta quarta-feira (24) o Estado recebeu, via Ministério da Saúde (MS), 107,7 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz e Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Os imunizantes já estão sendo encaminhadas aos municípios, para que seja dada a continuidade na imunização dos grupos prioritários. O Estado segue alinhado com o Plano Nacional de Imunização, porém dispõe de uma reserva de R$ 300 milhões para aquisição de vacinas, se necessário.

Também nesta quarta-feira (24) o MS encaminhou 100 ventiladores pulmonares a Santa Catarina. São 50 ventiladores pulmonares de transporte da marca KTK e 50 ventiladores para UTI da marca Vyaire Medical. Os equipamentos irão atender a demanda urgente das unidades de saúde.

O Estado solicitou também ao Ministério da Saúde uma remessa de medicamentos do kit intubação para atendimento aos pacientes Covid-19. No que se refere aos estoques de oxigênio, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou, junto à empresa White Martins, que é responsável pelo abastecimento, que há a disponibilidade do insumo para atendimento da demanda.

Na tarde desta quarta-feira (24) o Governo de Santa Catarina adotou novas medidas, estabelecidas no Decreto nº 1.168, buscando desacelerar a curva de contágio da doença.  Além dos novos protocolos, também foi anunciado um reforço de 500 policiais militares para atuar diretamente na fiscalização das novas determinações. O estado de calamidade pública foi estendido até 30 de junho.

Matérias Relacionadas

Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Saúde

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Ver mais de Saúde