Mobilidade
Plantas medicinais

Fitoterapia é incentivada pelo SUS como prática complementar de saúde em Jaraguá do Sul

Cerca de 30 pacientes receberam instruções sobre plantas medicinais que auxiliam no tratamento da diabetes e da hipertensão, como complemento do tratamento indicado pelo médico

10 Mai 2019 - 13h00Por PMJS

Desde abril a secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul vem incentivando os pacientes das unidades de saúde a usarem as plantas medicinais como prática complementar de saúde. A farmacêutica Katrin Grützmacher explica que inicialmente está promovendo rodas de conversa e degustação de chás para grupos de hipertensos e diabéticos. Até o momento, as unidades de Três Rios do Norte e João Pessoa já receberam a visita da farmacêutica. Cerca de 30 pacientes receberam instruções e tiraram dúvidas sobre plantas medicinais que auxiliam no tratamento da diabetes e da hipertensão, sempre como complemento do tratamento medicamentoso indicado pelo médico. São exemplos dessas plantas: hortelã, alfavaca, capim limão, carqueja, entre outras.

Como parte das ações de incentivo à fitoterapia, a farmacêutica Katrin, as voluntárias Denise da Silva e Márcia Mayer, que já cultivam hortas caseiras medicinais, e a funcionária de Educação em Saúde Raquel Beltrame participaram nesta semana de uma força-tarefa para plantar cerca de 20 mudas diferentes em um espaço do Centro Administrativo Municipal, que antes abrigava uma horta, mas que estava desativada. A horta ficará à disposição dos funcionários públicos e também da comunidade que se interessar. Outro espaço que deverá abrigar uma horta de plantas medicinais é o Parque de Inovação, próximo ao Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, no bairro Três Rios do Sul. O parque está em construção e deve ser inaugurado no fim deste ano. 

Jaraguá do Sul obedece a diretrizes do Ministério da Saúde que, cada vez mais, incentiva práticas integrativas e complementares no SUS. Entre elas o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Entre os motivos: as plantas medicinais são acessíveis a todos os públicos, possuem menos efeitos colaterais que os medicamentos industrializados, além de serem patrimônio cultural a ser preservado.  


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Saúde

Doenças cardiovasculares matam 400 mil brasileiros por ano

A cada 90 segundos, uma pessoa morre por doença cardiovascular no país, totalizando 46 óbitos por hora
Doenças cardiovasculares matam 400 mil brasileiros por ano
Saúde

Câncer de intestino: referência em Santa Catarina, Cepon atendeu mais de 300 pacientes este ano

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), Santa Catarina deverá registrar cerca de 2.470 novos casos da doença em 2024
Câncer de intestino: referência em Santa Catarina, Cepon atendeu mais de 300 pacientes este ano
Saúde

STF reconhece direito de testemunhas de Jeová recusar transfusão

Decisão não se aplica a fiéis menores de 18 anos
STF reconhece direito de testemunhas de Jeová recusar transfusão
Geral

Rádio Jaraguá entrega remessa de tampinhas ao Projeto Fralda Solidária

Material arrecada por meio de doações de ouvintes serve para confecção de fraldas geriátricas
Rádio Jaraguá entrega remessa de tampinhas ao Projeto Fralda Solidária
Ver mais de Saúde