transito
Saúde

Farmácia Básica presente também em Nereu Ramos

Pacientes de Nereu Ramos, Três Rios do Norte, Santo Antônio, Rau, Chico de Paulo, Estrada Nova e Ribeirão Cavalo terão no posto de saúde de Nereu todos os medicamentos encontrados na Farmácia Básica do Centro

13 Abr 2021 - 18h03Por Janici Demetrio
Farmácia Básica presente também em Nereu Ramos - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul oferece desde o mês passado uma Farmácia Básica completa no posto de saúde do bairro Nereu Ramos, com profissional farmacêutico. Antes a unidade tinha dispensário de medicamentos. Mas, sem um profissional farmacêutico, não era possível, por exemplo, dispensar medicamentos com tarja preta. Ou seja, o paciente com um medicamento de receita controlada precisava se deslocar até a Farmácia Básica do Centro (próximo ao Terminal Urbano) para ter o remédio pelo SUS.

Agora pacientes de Nereu Ramos, Três Rios do Norte, Santo Antônio, Rau, Chico de Paulo, Estrada Nova e Ribeirão Cavalo terão no posto de saúde de Nereu Ramos todos os medicamentos encontrados na Farmácia Básica do Centro, diminuindo o seu deslocamento. Caso, ainda assim, o paciente prefira retirar o medicamento na farmácia do centro, não há problema. Lembrando que todos os medicamentos dispensados na Farmácia Básica precisam de receita médica SUS.

A gerente de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Jackciane Eyng Candido, explica que a expectativa é de criar mais duas farmácias básicas: uma na unidade de saúde do bairro João Pessoa e outra na unidade de saúde da Barra do Rio Cerro.

“Nosso principal objetivo com essa descentralização é diminuir a necessidade de deslocamento do paciente que precisa de remédios da Farmácia Básica. Além disso, nesse período de pandemia, vamos evitar aglomeração na Farmácia Básica do Centro. Para executar a descentralização nas outras duas regiões (João Pessoa e Barra) precisaremos contratar farmacêuticos e fazer alguns ajustes ainda. Mas estamos trabalhando nisso”, detalha Jackciane.

Atualmente as Farmácias Básicas do Centro e de Nereu Ramos oferecem cerca de 190 tipos diferentes de medicamentos. Os dispensários de medicamentos existentes nos postos de saúde não oferecem todos os medicamentos da Farmácia Básica, pois não há a presença de um profissional farmacêutico para a dispensação. 

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Ver mais de Saúde