Unimed
Saúde

Farmácia Básica presente também em Nereu Ramos

Pacientes de Nereu Ramos, Três Rios do Norte, Santo Antônio, Rau, Chico de Paulo, Estrada Nova e Ribeirão Cavalo terão no posto de saúde de Nereu todos os medicamentos encontrados na Farmácia Básica do Centro

13 Abr 2021 - 18h03Por Janici Demetrio
Farmácia Básica presente também em Nereu Ramos - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul oferece desde o mês passado uma Farmácia Básica completa no posto de saúde do bairro Nereu Ramos, com profissional farmacêutico. Antes a unidade tinha dispensário de medicamentos. Mas, sem um profissional farmacêutico, não era possível, por exemplo, dispensar medicamentos com tarja preta. Ou seja, o paciente com um medicamento de receita controlada precisava se deslocar até a Farmácia Básica do Centro (próximo ao Terminal Urbano) para ter o remédio pelo SUS.

Agora pacientes de Nereu Ramos, Três Rios do Norte, Santo Antônio, Rau, Chico de Paulo, Estrada Nova e Ribeirão Cavalo terão no posto de saúde de Nereu Ramos todos os medicamentos encontrados na Farmácia Básica do Centro, diminuindo o seu deslocamento. Caso, ainda assim, o paciente prefira retirar o medicamento na farmácia do centro, não há problema. Lembrando que todos os medicamentos dispensados na Farmácia Básica precisam de receita médica SUS.

A gerente de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Jackciane Eyng Candido, explica que a expectativa é de criar mais duas farmácias básicas: uma na unidade de saúde do bairro João Pessoa e outra na unidade de saúde da Barra do Rio Cerro.

“Nosso principal objetivo com essa descentralização é diminuir a necessidade de deslocamento do paciente que precisa de remédios da Farmácia Básica. Além disso, nesse período de pandemia, vamos evitar aglomeração na Farmácia Básica do Centro. Para executar a descentralização nas outras duas regiões (João Pessoa e Barra) precisaremos contratar farmacêuticos e fazer alguns ajustes ainda. Mas estamos trabalhando nisso”, detalha Jackciane.

Atualmente as Farmácias Básicas do Centro e de Nereu Ramos oferecem cerca de 190 tipos diferentes de medicamentos. Os dispensários de medicamentos existentes nos postos de saúde não oferecem todos os medicamentos da Farmácia Básica, pois não há a presença de um profissional farmacêutico para a dispensação. 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Estado define data para início da vacinação contra a covid de professores

De acordo com o levantamento, cerca de 176 mil professores e demais profissionais das instituições de ensino Básico e Superior poderão ser imunizados.
Estado define data para início da vacinação contra a covid de professores
Saúde

Posto de Saúde Wolfgang Weege retorna ao atendimento normal nesta semana

Unidade fica exclusiva para pacientes com suspeita de covid-19 somente até esta terça-feira. Na quarta-feira (19), passa a ser unidade distrital, com horário ampliado.
Posto de Saúde Wolfgang Weege retorna ao atendimento normal nesta semana
Saúde

Jaraguá libera vacina covid para 35 anos, com comorbidade ou deficiência

A vacinação contra a covid-19 continua liberada para pessoas com 60 anos ou mais. Segue também a imunização dos profissionais da saúde, em atuação, a partir dos 18 anos, com comprovação da atividade.
Jaraguá libera vacina covid para 35 anos, com comorbidade ou deficiência
Saúde

Guaramirim faz mais de 500 testes para Covid-19 em pessoas assintomáticas

Ação ocorreu no último sábado (15)
Guaramirim faz mais de 500 testes para Covid-19 em pessoas assintomáticas
Ver mais de Saúde