dengue 2
Saúde

Estudo descobre que aspirina reduz efeitos da poluição nos pulmões

A equipe publicou suas descobertas no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine

05 Out 2019 - 06h00Por Da Redação

Novo estudo feito nos EUA mostra evidências de que anti-inflamatórios, como a aspirina, podem diminuir os efeitos adversos da exposição à poluição do ar na função pulmonar.

Os pesquisadores pesquisadores da Escola de Saúde Pública Columbia Mailman, Escola de Saúde Pública Harvard Chan, Escola de Medicina da Universidade de Boston, analisaram dados de 2.280 veteranos idosos da área da grande Boston, EUA, que foram submetidos a testes para determinar sua função pulmonar.

A equipe publicou suas descobertas no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.
 
Embora o mecanismo ainda seja desconhecido, os pesquisadores acreditam que os AINE atenuam a inflamação provocada pela poluição do ar.

“Nossas descobertas sugerem que a aspirina e outros AINEs podem proteger os pulmões de picos de curto prazo na poluição do ar”, diz o primeiro e correspondente autor Xu Gao, PhD, cientista pesquisador de pós-doutorado.

“É claro que ainda é importante minimizar nossa exposição à poluição do ar, que está ligada a uma série de efeitos adversos à saúde, do câncer às doenças cardiovasculares”.

“Embora as políticas ambientais tenham feito progressos consideráveis na redução de nossa exposição geral à poluição do ar, mesmo em locais com baixos níveis de poluição do ar, picos de curto prazo ainda são comuns”, diz a autora sênior Andrea Baccarelli, presidente do Departamento de Ciências da Saúde Ambiental na Columbia Mailman School.

“Por esse motivo, é importante identificar meios de minimizar esses danos.”

A pesquisa

Os pesquisadores examinaram a relação entre os resultados dos testes, o uso auto-relatado de AINEs, anti-inflamatórios não esteroidais, as partículas ambientais (PM) e o carbono preto no mês anterior ao teste.

Eles descobriram que o uso de qualquer AINE corta quase pela metade do efeito das partículas ambientais na função pulmonar.

A maioria das pessoas do grupo usava AINEs e os pesquisadores dizem que o efeito modificador que observaram foi principalmente da aspirina.

Um estudo anterior realizado por Baccarelli descobriu que as vitaminas B também podem desempenhar um papel na redução do impacto da poluição do ar na saúde.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Ver mais de Saúde