Saúde

Estado alcança economias, amplia serviços e quita dívida com mais da metade dos credores na Saúde

Contratos da saúde estão sob revisão e Governo quitou a dívida de mais de 60% dos credores.

15 Mar 2019 - 11h00Por Secom

Desde janeiro, a rotina na Secretaria de Estado de Saúde (SES) se concentra em procurar meios para aprimorar a gestão e atender melhor a demanda catarinense. Setor com o maior volume de recursos já empenhado neste ano, R$ 740 milhões, a pasta passa por um pente-fino para identificar oportunidades de usar melhor os recursos públicos, com economia e aperfeiçoamento dos serviços. Para atingir esse objetivo, todos os contratos da saúde estão sob revisão e o Governo quitou a dívida de mais de 60% dos credores.

“Aumentar os gastos é a solução mais cômoda, mas traz um custo muito alto para o cidadão que paga impostos. O foco tem que estar na profissionalização da gestão, para resgatar a confiança e a credibilidade”, destaca o governador Carlos Moisés.

Uma das ações para racionalizar o uso dos recursos é o estímulo a um número cada vez maior de concorrentes para as licitações. Nesta semana, a Secretaria de Estado da Saúde finaliza o primeiro processo licitatório totalmente digital. Segundo a diretora de Aquisições e Licitações, Carla Giani da Rocha, a digitalização garante mais concorrência, celeridade, transparência e economia, com melhores resultados para as compras e contratações. A determinação é que, de agora em diante, todos sigam o modelo.

Ações emergenciais para controle da dívida

No começo de janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde tinha 659 credores. Segundo o superintendente de Gestão Administrativa, Vanderlei Vanderlino Vidal, alguns deles já haviam desistido de participar de novas licitações, prejudicando e encarecendo o fornecimento de materiais e serviços.

“Em dois meses de trabalho, quitamos as dívidas com 437 fornecedores e também buscamos contemplar parcialmente os outros 222. Com isso, vários fornecedores voltaram a participar das licitações, o que amplia a concorrência”, expõe Vidal. “É um indicativo do resgate da credibilidade da Secretaria de Saúde”, acrescenta. Em dois meses, a dívida herdada foi reduzida em mais de R$ 100 milhões.

Levantamento do patrimônio

 

Ao mesmo tempo, um levantamento está sendo feito em todo o patrimônio da SES, para acabar com a subutilização de bens. Nos últimos dias, a equipe encontrou um gerador elétrico guardado em um galpão em Lages, enquanto há hospitais que necessitam do equipamento. A Secretaria está avaliando qual a unidade precisa do gerador com mais urgência para encaminhá-lo.

"Quando aprimoramos a gestão e a aplicação de recursos, o resultado é o melhor atendimento na ponta, ao cidadão catarinense. Não há fórmula mágica para resolver todos os problemas de uma só vez. Há trabalho, planejamento e, principamente, gestão qualificada para que os serviços possam ser prestados de uma forma melhor", afirma o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino. 

A Secretaria também busca parcerias com a Celesc, no intuito de viabilizar recursos dentro do programa de eficiência energética, o que permitirá redução nas contas de energia elétrica.

Hospital Celso Ramos abre nova ala sem uso de recursos públicos

O Estado também busca formas de otimizar a gestão em outras frentes. Na próxima segunda-feira, 18, começa a funcionar o Hospital-Dia no Hospital Governador Celso Ramos, com capacidade para atender a até 40 pacientes. A nova ala foi aberta sem uso de recursos públicos, apenas com um trabalho de reorganização promovido pela direção da unidade.

“Reorganizamos e adequamos espaços já existentes para poder atender pacientes na área de pneumonologia, neurologia, reumatologia, hematologia, nefrologia e clínica médica”, explica o diretor-geral do Hospital Governador Celso Ramos, Fernando Oto dos Santos.

O regime de Hospital-Dia é a assistência intermediária entre o atendimento ambulatorial e a internação, para pacientes que precisam permanecer por até 12 horas. “Com a mudança, liberamos vagas no hospital para os pacientes que precisam ser internados”, acrescenta o diretor-geral.

A ala ganhou o nome da médica Helena Elisa Piazza, ex-servidora do hospital, e conta com consultório, posto de enfermagem, sala de procedimentos, duas salas para medicações com 11 poltronas, além de fácil acesso à emergência.

Medidas que salvam vidas

 

O resultado prático de iniciativas que melhoram a saúde bate no peito da técnica de enfermagem aposentada Kelly Cristina Dias. No dia 7 de fevereiro, Carlos Moisés determinou que o helicóptero que até então ficava à disposição apenas do governador passasse a ser usado, prioritariamente, para transporte de órgãos captados para doações.

Menos de 24 horas depois, o coração novo veio de Brusque, pelos ares, para dar nova vida à blumenauense. “Se não houvesse esse gesto de sensibilidade por parte do Governo do Estado, talvez hoje eu não estivesse mais aqui para contar essa história. A agilidade no transporte foi fundamental. E eu aproveito a oportunidade para pedir que todos optem pela doação. É um ato que salva vidas”, afirmou Kelly.

Com o apoio do helicóptero, a SC Transplantes já bateu o recorde em doações múltiplas de órgãos para o mês de fevereiro. “Não precisamos gastar um centavo a mais para entregar essas melhorias ao cidadão. Bastou um olhar mais atento ao que acontece dentro do governo para enxergarmos oportunidades de melhorar o serviço prestado e economizar recursos públicos ao mesmo tempo”, concluiu o governador Moisés.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

 

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Saúde

Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa

Alguns Postos de Saúde e Farmácias Básicas permanecerão abertos em função, principalmente, do avanço da dengue e casos de covid no Município
Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa
Saúde

Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá

A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h
Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Ver mais de Saúde