Delivery Much
Saúde

Especialista explica dados sobre mortes prematuras na Ilha da Figueira

Dados fazem parte de um amplo estudo desenvolvido com base no ano de 2017

25 Abr 2019 - 09h00Por Sérgio Luiz / Janici Demetrio
Especialista explica dados sobre mortes prematuras na Ilha da Figueira -

No lançamento do programa “Jaraguá Mais Saudável”, nesta semana, chamou a atenção a informação de que as ações terão início no bairro Ilha da Figueira pelo fato de, entre outras coisas, haver um número elevado de mortes prematuras por doenças crônicas. 

Conforme o médico da Secretaria de Saúde e responsável pelo levantamento, Luiz Fernando Medeiros, os dados fazem parte de um amplo estudo desenvolvido com base no ano de 2017. Segundo ele, as mortes consideradas prematuras, que envolvem indivíduos de 0 a 60 anos, incluem aspectos nos indivíduos como sobrepeso, obesidade, pressão alterada, entre outros.

Ele destaca ainda, que dos 33 bairros de Jaraguá do Sul, apenas oito fizeram parte do estudo. Isso porque, as unidades de Saúde destes bairros poderão se tornar Unidades Escolas, para alunos do curso de medicina. 

Desde que a ideia foi lançada em 2016, e com reuniões de trabalho realizadas ao longo dos dois últimos anos, cerca de 100 pessoas se envolveram com a proposta do Jaraguá Mais Saudável.  

São representantes do setor produtivo (indústria, comércio e serviços), de associações de moradores, entidades de classe, Polícia Militar, das igrejas católica e luterana, instituições de ensino e do poder público.

A proposta tem como eixo central a saúde e o bem-estar da população, por meio de ações que estimulem a mudança de hábitos e a adoção de comportamentos favoráveis a práticas saudáveis, que resultem em melhor qualidade de vida. A proposta visa alcançar estes indicadores por meio do engajamento e da mobilização das várias entidades que hoje atuam separadamente, e da sistematização de suas atividades.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Microrregião já recebeu 3,2 mil doses da vacina contra a covid-19 

Microrregião já recebeu 3,2 mil doses da vacina contra a covid-19 
Saúde

Jaraguá recebe 1.020 doses da vacina de Oxford-AstraZeneca

Ao todo, município recebeu 2.392 doses da vacina divididas em três lotes; dois lotes da CoronaVac e um lote da vacina de Oxford
Jaraguá recebe 1.020 doses da vacina de Oxford-AstraZeneca
Saúde

Pacientes com Covid-19 poderão receber visitas virtuais em hospitais de SC

A comunicação é realizada por meio de videochamadas, mensagens de áudio ou vídeo tanto em unidades públicas quanto privadas.
Pacientes com Covid-19 poderão receber visitas virtuais em hospitais de SC
Saúde

Trabalhadores da Saúde terão prioridade na imunização contra a covid-19

A medida foi anunciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) após reunião com gestores municipais.
Trabalhadores da Saúde terão prioridade na imunização contra a covid-19
Ver mais de Saúde