quinta, 20 de junho de 2019 - 18h09
(47) 3371-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo
Saúde

Especialista alerta para problemas de saúde causados pela poluição

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que a poluição do ar é um fator de risco crítico para doenças não transmissíveis

10 Jun 2019 - 14h04Por Janici Demetrio
Especialista alerta para problemas de saúde causados pela poluição - Crédito: Ilustrativa Crédito: Ilustrativa

Nesse ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) alerta, durante o mês de junho, dedicado ao Meio Ambiente, sobre a poluição do ar, que atinge 98% da população do planeta. Aproximadamente sete milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano por causa dela.

A Organização afirma ainda, que a poluição do ar é um fator de risco crítico para doenças não transmissíveis, causando cerca de 24% de mortes por doenças cardiovasculares, 25% por acidente vascular cerebral, 43% por doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e 29% associadas ao cancro do pulmão. O médico otorrinolaringologista, Márcio Freitas, destaca que o aumento de casos de renite, por exemplo, pode estar ligado a poluição, especialmente as pessoas que moram em grandes centros.

O especialista ressalta que para diminuir a ocorrência das doenças respiratórias, há uma série de medidas que podem ser tomadas. Ter uma alimentação balanceada com legumes, verduras e frutas, beber muito líquido e evitar o tabagismos são essenciais na prevenção. A qualidade do ar nos ambientes, tanto em casa como no trabalho é ainda mais importante. Os ambientes mal arejados aumentam a sobrevida de microorganismos, favorecendo o aparecimento das infecções.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!