dengue
Saúde

Equipe do MEC avalia estruturas de saúde em Jaraguá do Sul

Visita aconteceu na terça-feira (17) e atende pedido de ampliação no número de vagas para o curso de medicina

19 Ago 2021 - 18h07Por Janici Demetrio
Equipe do MEC avalia estruturas de saúde em Jaraguá do Sul - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Jaraguá do Sul recebeu nesta semana, uma equipe de avaliadores do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de conhecer as estruturas de saúde do Município, da Faculdade Estácio e dos hospitais Jaraguá e São José. A avaliação é feita periodicamente por conta do curso de medicina instalado no município, no entanto, desta vez, a equipe avaliou um pedido especial que é o aumento no número de vagas para o curso.

O curso de medicina é de responsabilidade da Prefeitura de Jaraguá do Sul, e uma concessão à Faculdade Estácio.

“Neste sentido, tendo a ampliação do número de vagas autorizada pelo MEC, o Município passa a receber mais recursos, que podem ser utilizados em melhorias nas estruturas públicas de saúde e também nos hospitais”, explica o secretário municipal de Saúde, Alceu Moretti, acrescentando que 10% do faturamento mensal do curso é repassado para a Secretaria de Saúde e investido em formação para os profissionais da rede de atenção à saúde, reforma ou construção de estruturas dos serviços de saúde, aquisição de equipamentos e pagamento de bolsas de residência médica.

A expectativa é grande para a aprovação do pedido para aumentar o número de vagas no curso de medicina.

“O curso de medicina instituído no município com continuidade do ensino por meio das residências médicas desenvolvidas no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde e hospitais abre a possibilidade de maior número de especialistas em medicina de família e comunidade, obstetrícia e cirurgia geral em nossa rede,” comenta a Diretora de Saúde, Silvia Regina Bonatto.

O diretor da Estácio, Antônio de Souza Júnior, informa que, atualmente, o curso de medicina conta com 50 alunos e o pedido feito ao MEC é para abrir mais 100 vagas. Para ele, o monitoramento do Ministério da Educação é um processo de extrema importância para o curso de medicina e também para a Secretaria Municipal de Saúde.

“Esse é um momento dos avaliadores identificarem situações que podem ser aperfeiçoadas e também enaltecer o que está acontecendo de bom com a educação médica de nossa cidade”, comentou o diretor.

“Durante a visita eles puderam perceber o comprometimento do município com a saúde pública e elogiaram muito nossos hospitais, unidades básicas de saúde e também o curso que estamos desenvolvendo em parceria com o Município de Jaraguá do Sul”, concluiu.

Durante o período que permaneceram na cidade, os técnicos do MEC visitaram os hospitais e as unidades básicas de saúde da Tifa Schubert, no Bairro Amizade, e a do Jaraguá 99. Eles também tiveram um encontro com o prefeito Antídio Lunelli, no Gabinete.

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá

 

Matérias Relacionadas

Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Saúde

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Ver mais de Saúde