105 Ouça
Saúde

Entenda novas orientações sobre quarentena de quem está com covid-19

Mínimo de isolamento é de cinco dias para pacientes sem sintomas

18 Jan 2022 - 08h21Por Ricardo Rabuske
Entenda novas orientações sobre quarentena de quem está com covid-19 - Crédito: Robson Valverde - SESEntenda novas orientações sobre quarentena de quem está com covid-19 - Crédito: Robson Valverde - SES

Os pacientes com caso leve ou moderado de covid-19 seguirão agora novos protocolos de isolamento, adotados na semana pelo Ministério da Saúde.

GNet

Manter a pessoa infectada fora do convívio da sociedade é uma medida adotada desde o início da pandemia que segue pesquisas sobre o tempo que o paciente pode transmitir a doença.Os pacientes com caso leve ou moderado de covid-19 seguirão agora novos protocolos de isolamento, adotados na semana pelo Ministério da Saúde.

Manter a pessoa infectada fora do convívio da sociedade é uma medida adotada desde o início da pandemia que segue pesquisas sobre o tempo que o paciente pode transmitir a doença.

Pelas novas recomendações do ministério, foram previstos três intervalos diferentes para o isolamento dos infectados. Os tempos passam a contar do início dos sintomas, e não da obtenção do resultado do exame positivo.

Isolamento de 5 dias

A pessoa só poderá sair do isolamento nesse prazo se no fim do quinto dia:

Mesmo se a pessoa testar negativo, é indicado continuar adotando medidas adicionais, como trabalhar de casa se puder, usar máscara em locais com pessoas. Se o indivíduo testar positivo, é necessário manter o isolamento até o décimo dia.

Isolamento de 7 dias

Ao fim de 7 dias, é possível sair do isolamento sem teste se o paciente:

Se os sintomas respiratórios ou febre persistirem no sétimo dia, o indivíduo deve seguir outras orientações. Caso a pessoa teste negativo no sétimo dia, pode sair do isolamento, desde que o exame seja de PCR ou antígeno e desde que aguarde 24 horas sem sintomas respiratórios ou febre e sem uso de antitérmico.

Isolamento de 10 dias

Se o teste der positivo no sétimo dia, a pessoa deve manter o isolamento até o décimo dia. Para sair da quarentena no décimo dia é necessário:

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram! 

GNet

Matérias Relacionadas

Saúde

Dia Mundial da Doação de Leite realça o valor do aleitamento

Banco de Leite Humano da Unifesp precisa de doadoras
Dia Mundial da Doação de Leite realça o valor do aleitamento
Saúde

Em 15 dias, Hospital Jaraguá registrou mais de três mil atendimentos no PA

Conforme o presidente da Associação Médica de Jaraguá do Sul, Rodrigo Ferreira de Souza, aumento da demanda por atendimento infantil ocorre em vários estados brasileiros
Em 15 dias, Hospital Jaraguá registrou mais de três mil atendimentos no PA
Saúde

Município anuncia aumento do número de vagas para consultas pediátricas em Jaraguá

Serão mais de 100 novas vagas diárias para consultas de crianças não agendadas nos postos de saúde. Secretaria também monitora a crise de falta de leitos de UTI infantil em Santa Catarina
Município anuncia aumento do número de vagas para consultas pediátricas em Jaraguá
Saúde

Covid-19: Brasil tem 13,5 mil novos casos e 69 mortes em 24 horas

Segundo Saúde, 428,5 milhões de doses de vacinas foram aplicadas
Covid-19: Brasil tem 13,5 mil novos casos e 69 mortes em 24 horas
Ver mais de Saúde