Saúde
Encontro sobre endometriose ocorre nesta terça-feira (21) em Jaraguá do Sul
O evento em Jaraguá do Sul será aberto ao público em geral e contará com diversos profissionais
Crédito: Divulgação Nesta terça-feira (21), a partir das 19h30, ocorre na Scar evento para falar sobre a endometriose, condição complexa que afeta milhares de mulheres em todo o mundo, impactando significativamente na qualidade de vida.
Segundo a Sociedade Brasileira de Endometriose, a doença atinge uma em cada dez mulheres no Brasil. Pelo menos 57% das pacientes têm dores crônicas e mais de 30% dos casos levam à infertilidade. Em Jaraguá do Sul, de acordo com dados do Censo 2022, cerca de 9,5 mil mulheres são acometidas pela doença.
O evento em Jaraguá do Sul será aberto ao público em geral e contará com diversos profissionais como ginecologistas, proctologistas, urologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos entre outros. Um dos organizadores do evento, médico ginecologista e obstetra, Guilherme Sapia, comenta sobre a programação.
"No início do evento, nós iremos apresentar um documentário norte-americano chamado Below the Belt, super premiado, que fala sobre a dura jornada das pacientes com endometriose, tanto na sua vida pessoal, na sua jornada de cuidado da saúde, seus atendimentos, as limitações que a doença causa, tanto no seu dia a dia, no trabalho, dificuldade para ter filhos, enfim, um documentário bastante ilustrativo, feito por uma cineasta chamada Shannon Kong, super premiada, com vários documentários nos canais Discovery. E logo após, nós estaremos com a nossa rede de cuidadores, médicos, ginecologistas, proctologistas, urologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, todo mundo quer. A gente conseguiu juntar em Jaraguá para criar essa rede de atenção, para a gente conseguir dar suporte para as mulheres da nossa região que padecem com a endometriose, explica Guilherme Sapia.
No encontro será debatido também sobre as dificuldades que mulheres enfrentam para conseguir um diagnóstico adequado, tanto na rede privada quanto na rede pública.
"Esse evento é voltado para toda a população, desde as mulheres que têm endometriose, os parceiros que convivem com as mulheres que têm endometriose ou que simplesmente têm cólica, têm dor no período menstrual, que sofrem com isso. Então o objetivo aí é a gente esclarecer a população sobre a doença, para mais gente estar pensando na possibilidade da doença, porque a gente só vai conseguir fazer o diagnóstico e o tratamento adequado se a gente conseguir pensar na doença. Então a informação para toda a população é o que vai nos ajudar a diagnosticar e promover melhoria na saúde", comenta.
A inscrição para participar do evento deve ser feito através de link disponível no instagram@endometriosejaragua .
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas
Insta: @radiojaragua
Face: /fmjaragua
Site: www.diariodajaragua.com.br
Matérias Relacionadas
Geral
Jovem recebe alta hospitalar após grave acidente na SC-108 e família inicia vakinha para tratamento
Saiba como ajudar Nicolly Eduarda de Oliveira, sobrevivente de uma colisão entre carro e moto na SC-108

Saúde
Transplante de sobrancelha: O procedimento que devolve harmonia e confiança das mulheres
Esse é um trabalho artesanal, que exige experiência e precisão por parte do especialista, comenta Dr. Eduardo Bornhausen Demarch

Saúde
Família de Massaranduba organiza campanha para custear tratamento de criança com câncer
Samuel Burg, de 7 anos, foi diagnosticado com um tumor cerebral. Após a cirurgia para retirada do tumor, ele enfrenta algumas sequelas, como paralisia do lado esquerdo, dificuldades para andar e se alimentar, e precisou passar por um transplante de córnea

Saúde
Após meses sem diagnóstico, jovem de Barra Velha descobre Porfiria e família alerta para doença rara
Heloísa de Macedo Rosa, 20 anos, foi diagnosticada com Porfiria Aguda Intermitente, doença que causou perda de movimentos, dificuldade para engolir e comprometimento respiratório. O tratamento indicado tem custo inicial de R$ 500 mil.

