Saúde

Empresa Bold poderá fabricar respiradores artificiais

Deputado Vicente Caropreso destacou inciativas de empresas da região durante reunião virtual do secretário de Saúde com parlamentares na Alesc

15 Abr 2020 - 16h55Por Da Redação
Empresa Bold poderá fabricar respiradores artificiais - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Durante a videoconferência com o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, na tarde de terça-feira (14), para esclarecer aos deputados estaduais sobre as medidas que o governo do Estado vem tomando para conter o avanço do novo coronavírus em Santa Catarina, o deputado Vicente Caropreso (PSDB) destacou os esforços da empresa Bold, de Jaraguá do Sul, para colocar em produção um aparelho de respiração pulmonar de pronto atendimento e portátil.  

O aparelho está em fase final de testes para ser então enviado para homologação pela Anvisa. “Estamos em contato com a empresa e vamos auxiliar nesse processo de superar a burocracia para que a produção dos equipamentos seja liberada o mais breve possível”, afirmou o deputado, acrescentando que a empresa Bold teria condições de produzir até 400 aparelhos de respiração pulmonar por dia.  

Durante a audiência, o secretário afirmou que o principal obstáculo para agilizar a instalação de novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é a falta de respiradores pulmonares e demais insumos que estão indisponíveis no mercado devido à alta demanda mundial. 

Os respiradores artificiais se tornaram o equipamento vital na luta contra a pandemia, fundamentais na recuperação dos pacientes infectados pelo vírus, que ataca a capacidade pulmonar.  

“Por isso é preciso destacar os esforços de empresa Bold, assim como da empresa WEG, que também está iniciando a produção desse tipo de equipamento, e das demais empresas que estão realizando doações para compra de equipamentos, a exemplo da empresa Lunelli, que doou dez respiradores artificiais para o hospital São José de Jaraguá do Sul.  São exemplos que devem ser replicados por todo o estado. São atitudes que compõem o espírito de solidariedade de Santa Catarina.” 

Preocupação com a estrutura de Saúde do Estado  

Quanto à preocupação do deputado sobre a necessidade do aumento de leitos de UTIs e a atual situação da estrutura de saúde do estado para absorver pacientes com  Covid-19, o secretário Helton Zeferino confirmou a abertura de 257 novos leitos de UTIs, sendo 247 adultos e 10 pediátricos/neonatais para atender essa demanda.   

Conforme o secretário, a meta do governo é disponibilizar 719 novos leitos de UTI em hospitais públicos, privados e no hospital de campanha que deverá ser instalado para enfrentar a crise. Antes do início da pandemia, Santa Catarina já dispunha de 810 leitos. 

O secretário também confirmou que será lançado ainda esta semana edital de chamamento público para a contratação de novos leitos de UTIs na rede privada de saúde e que o Estado deu início à convocação de mais 400 profissionais de saúde, havendo 92 vagas abertas para a contratação de médicos. 

 

 

Matérias Relacionadas

Saúde

Ministro da Saúde visita Hospital Santa Isabel em Blumenau

Marcelo Queiroga foi recebido pelo Diretor de Operações da instituição
Ministro da Saúde visita Hospital Santa Isabel em Blumenau
Saúde

Jaraguá suspende aplicação da primeira dose de vacina contra a covid

Assim que receber nova remessa de vacinas do Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde retomará o Plano Nacional de Imunização Contra a Covid-19, seguindo as orientações do Ministério da Saúde
Jaraguá suspende aplicação da primeira dose de vacina contra a covid
Saúde

SC ultrapassa 5 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19

O total de pessoas completamente imunizadas em Santa Catarina já é maior do que o número dos que foram infectados, desde o início da pandemia
SC ultrapassa 5 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19
Saúde

Jaraguá libera vacina contra a covid-19 para pessoas com 32 anos

Jaraguá libera vacina contra a covid-19 para pessoas com 32 anos
Ver mais de Saúde