dengue 2
Saúde

Empresa Bold poderá fabricar respiradores artificiais

Deputado Vicente Caropreso destacou inciativas de empresas da região durante reunião virtual do secretário de Saúde com parlamentares na Alesc

15 Abr 2020 - 16h55Por Da Redação

Durante a videoconferência com o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, na tarde de terça-feira (14), para esclarecer aos deputados estaduais sobre as medidas que o governo do Estado vem tomando para conter o avanço do novo coronavírus em Santa Catarina, o deputado Vicente Caropreso (PSDB) destacou os esforços da empresa Bold, de Jaraguá do Sul, para colocar em produção um aparelho de respiração pulmonar de pronto atendimento e portátil.  

O aparelho está em fase final de testes para ser então enviado para homologação pela Anvisa. “Estamos em contato com a empresa e vamos auxiliar nesse processo de superar a burocracia para que a produção dos equipamentos seja liberada o mais breve possível”, afirmou o deputado, acrescentando que a empresa Bold teria condições de produzir até 400 aparelhos de respiração pulmonar por dia.  

Durante a audiência, o secretário afirmou que o principal obstáculo para agilizar a instalação de novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é a falta de respiradores pulmonares e demais insumos que estão indisponíveis no mercado devido à alta demanda mundial. 

Os respiradores artificiais se tornaram o equipamento vital na luta contra a pandemia, fundamentais na recuperação dos pacientes infectados pelo vírus, que ataca a capacidade pulmonar.  

“Por isso é preciso destacar os esforços de empresa Bold, assim como da empresa WEG, que também está iniciando a produção desse tipo de equipamento, e das demais empresas que estão realizando doações para compra de equipamentos, a exemplo da empresa Lunelli, que doou dez respiradores artificiais para o hospital São José de Jaraguá do Sul.  São exemplos que devem ser replicados por todo o estado. São atitudes que compõem o espírito de solidariedade de Santa Catarina.” 

Preocupação com a estrutura de Saúde do Estado  

Quanto à preocupação do deputado sobre a necessidade do aumento de leitos de UTIs e a atual situação da estrutura de saúde do estado para absorver pacientes com  Covid-19, o secretário Helton Zeferino confirmou a abertura de 257 novos leitos de UTIs, sendo 247 adultos e 10 pediátricos/neonatais para atender essa demanda.   

Conforme o secretário, a meta do governo é disponibilizar 719 novos leitos de UTI em hospitais públicos, privados e no hospital de campanha que deverá ser instalado para enfrentar a crise. Antes do início da pandemia, Santa Catarina já dispunha de 810 leitos. 

O secretário também confirmou que será lançado ainda esta semana edital de chamamento público para a contratação de novos leitos de UTIs na rede privada de saúde e que o Estado deu início à convocação de mais 400 profissionais de saúde, havendo 92 vagas abertas para a contratação de médicos. 

 

 

Matérias Relacionadas

Saúde

Centro de Atendimento Dengue, UBS ou hospital: saiba onde procurar atendimento em Jaraguá

Alguns sinais e sintomas podem estar presentes em mais de uma doença. Saber identificá-los, é importante e fará a diferença na hora de buscar atendimento de forma rápida e sem transtornos
Centro de Atendimento Dengue, UBS ou hospital: saiba onde procurar atendimento em Jaraguá
Saúde

Campanha "Dia Imperdível Unimed" oferece oportunidade única para adquirir plano de saúde em SC

A Unimed em Santa Catarina tem sido uma presença confiável na área da saúde do estado, com uma extensa rede de serviços que inclui mais de 180 hospitais credenciados, 1.650 clínicas e mais de 400 laboratórios
Campanha "Dia Imperdível Unimed" oferece oportunidade única para adquirir plano de saúde em  SC
Geral

Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim

Iniciativa do deputado Antídio Lunelli cita necessidade de produção em larga escala de controlador do inseto
Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim
Saúde

Fumacê com carro da Dive ocorrerá a partir das 17h no Jaraguá Esquerdo e Vila Lenzi

O veículo do Estado percorre os municípios catarinenses com maior incidência de casos e focos de dengue e não chegou a tempo para a ação marcada para o início desta manhã
Fumacê com carro da Dive ocorrerá a partir das 17h no Jaraguá Esquerdo e Vila Lenzi
Ver mais de Saúde