Saúde

Em menos de uma semana duplicam os focos de dengue em Jaraguá

Bairro Vila Nova ultrapassa o Centro em número de casos e Zoonoses tem tido dificuldade para convencer munícipes a fazer adequações que impeçam a proliferação do mosquito transmissor

26 Jan 2021 - 11h59Por Janici Demetrio
Em menos de uma semana duplicam os focos de dengue em Jaraguá  - Crédito: Divulgação Prefeitura de Jaraguá Crédito: Divulgação Prefeitura de Jaraguá

Os números da dengue em Jaraguá do Sul que já não eram nada animadores no começo da semana passada pioraram significativamente em menos de sete dias segundo o setor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde. A quantidade de focos da larva do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, encontrada do Município saltou de 21 para 41 neste período. O Centro deixou de ser o principal ponto de proliferação do mosquito com 11 focos e agora fica atrás do Bairro Vila Nova que já tem 14. A terceira colocação fica com o Vieira, que pulou de dois para quatro focos nos últimos dias.

Logo no início desse ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, já alertava os jaraguaenses quanto aos cuidados para evitar a dengue. Para isso, a pasta reforça uma campanha lançada no ano passado.

Com impulsionamentos no perfil do Instagram e Facebook da Prefeitura de Jaraguá, veiculações em sites, jornais, rádios e outdoors, o poder público quer conscientizar a todos sobre a importância de evitar acúmulo de água, seja numa tampinha de garrafa, seja em um tambor ou em um pratinho de vaso de planta. Qualquer recipiente com água é um local propício para o mosquito fêmea colocar seus ovos e se proliferar.

“A gente tem encontrado bastante dificuldade no cumprimento dessas adequações por parte dos munícipes. Com frequência, precisamos voltar uma, duas ou até três vezes no mesmo local por conta disso”, destaca a supervisora do Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Aline Cristiane Borba Monteiro.

“Caso as adequações apontadas pelos agentes não sejam feitas no prazo estabelecido durante as visitas, é comunicado ao munícipe que a Vigilância Sanitária será notificada quanto a situação do imóvel.

“Nesta caso, se a situação persistir, a própria Vigilância poderá autuar, multar o dono do imóvel ou até interditar o local dentro do que rege a legislação”, destacou a supervisora. O valor da multa pode ir de R$198,64 até R$ 9.932,00.

Aline Monteiro aponta que dos 41 focos encontrados até o momento, 18 estavam em residências.

“Outros seis focos estavam onde temos monitoramento por armadilhas, porém fora delas. Ou seja, a armadilha estava lá para o monitoramento, mas o mosquito preferiu um axial de planta de palmeira, que tinha depósito de água e postou os ovos ali” observou.

“Peço encarecidamente que os munícipes escutem os agentes, as orientações e façam as adequações em suas residências e nos locais onde trabalham, evitando o acúmulo e a proliferação do mosquito da dengue.”

Números da doença

No ano passado, Jaraguá registrou o maior número de pessoas com dengue na história do município: 25 pessoas, sendo que duas delas pegaram dengue dentro da cidade (não haviam viajado / casos autóctones). Todas se recuperaram. Os maiores números da doença haviam sido registrados em 2011 (22 casos) e 2013 (22 casos).

Cuidados dentro e fora de casa

Tampe os tonéis e caixas d’água;

Mantenha as calhas sempre limpas;

Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

Mantenha lixeiras bem tampadas;

Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e fontes ornamentais;

Limpe ralos e canaletas externas;

Atenção com bromélias e outras plantas que podem acumular água;

Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água.

Para ficar bem informado entre no grupo do WhatsApp da Rádio Jaraguá e receba as notícias

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Saúde

Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa

Alguns Postos de Saúde e Farmácias Básicas permanecerão abertos em função, principalmente, do avanço da dengue e casos de covid no Município
Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa
Saúde

Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá

A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h
Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Ver mais de Saúde