105 Ouça
Educação financeira
Saúde

Em 15 dias, Hospital Jaraguá registrou mais de três mil atendimentos no PA

Conforme o presidente da Associação Médica de Jaraguá do Sul, Rodrigo Ferreira de Souza, aumento da demanda por atendimento infantil ocorre em vários estados brasileiros

18 Mai 2022 - 11h11Por Janici Demetrio
Em 15 dias, Hospital Jaraguá registrou mais de três mil atendimentos no PA  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Hospital Jaraguá emitiu uma nota no início da manhã desta quarta-feira (18) destacando a elevação no volume de atendimentos do Pronto Atendimento Infantil da Instituição (serviço de emergência) nos últimos dias. Entre 1º e 16 de maio foram 3.102 atendimentos registrados no setor.

Educação financeira

O volume de casos atendidos ao longo do mês de abril deste ano (6.117) em comparação ao mesmo mês do ano passado (2.996) também demonstra este aumento. O comparativo entre os meses de março de 2021 (2.769) e 2022 (5.984) reflete a mesma situação.

Ainda conforme a instituição, além da alta procura, nos últimos dias o plantão vem recebendo muitos pacientes em grau de emergência, com necessidade de internação e exigindo reavaliações dos profissionais de saúde - condições que refletem no tempo de espera dos demais pacientes. 

“A ausência de exames complementares, em outras cidades, também faz com que os casos mais complexos sejam direcionados ao Hospital Jaraguá, que é referência para a região. Por isso, a instituição também vem recebendo pacientes de outras localidades”, diz a Nota.

“O Hospital Jaraguá é solidário à preocupação da comunidade e reafirma que toda a sua equipe se mantém comprometida com as necessidades de seus pacientes. A instituição reitera que também se mantém empenhada em ampliar o seu quadro de pediatras e números de leitos de UTI Pediátrica, de modo a acompanhar a crescente demanda por atendimentos. Diante desse cenário, a instituição solicita, mais uma vez, a compreensão da comunidade”, finaliza.

Os serviços de saúde em Jaraguá do Sul estão sendo reorganizados para poder absorver o aumento da demanda por atendimento de crianças com sintomas respiratórios na rede de saúde, segundo a Secretaria Municipal. Nesta terça-feira (17) o município anunciou o aumento de mais de 100 novas vagas diárias nas Unidades Básicas de Saúde para a demanda espontânea, ou seja, os casos não agendados. Conforme o presidente da Associação Médica de Jaraguá do Sul e também pediatra, Rodrigo Ferreira de Souza, o aumento da demanda por atendimento pediátrico está ocorrendo a nível nacional e preocupa especialistas da área. 

Rádio Jaraguá · JOR - 18 - 03 - RODRIGO FERREIRA 1

Outra situação que também está sendo monitorada é a crise de falta de leitos de UTI infantil em Santa Catarina, gerada pela grande demanda de pacientes. Nesta semana o Governo do Estado reconheceu o problema e o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, afirmou que ações devem ser adotadas, inclusive com a compra de leitos no sistema privado e, até mesmo, em estados vizinhos. 

Rádio Jaraguá · JOR - 18 - 05 - ALDO NETO 1

Em Jaraguá do Sul, de acordo com o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, oito leitos de UTI pediátrica estão disponíveis para ocupação imediata – caso seja necessário – e, apesar de não haver filas, o Município já trabalha com a possibilidade de mudança deste cenário, tendo em vista a demanda estadual e a regulação de leitos pelo Estado. Na segunda-feira (16) em reunião que contou com a presença do secretário de Saúde, médicos pediatras e a direção do Hospital Jaraguá, ficou alinhada a possibilidade de abertura de quatro novos leitos pediátricos de UTI.

Na avaliação do presidente da Associação Médica de Jaraguá do Sul, Rodrigo Ferreira de Souza, a situação deve perdurar pelo menos até o final do inverno.  

Rádio Jaraguá · JOR - 18 - 03 - RODRIGO FERREIRA 2

Na sessão de ontem da Câmara, os vereadores aprovaram um requerimento convidando o diretor do Hospital Jaraguá, Sérgio Luís Alves, para prestar esclarecimentos sobre o trabalho realizado no Pronto Atendimento Infantil da instituição.

Outro fator que preocupa é a falta de determinados medicamentos, principalmente antibióticos infantis, nas farmácias. A situação é registrada em vários estados brasileiros e se agravou com a chegada do outono e o aumento de doenças respiratórias. Para o presidente da Associação Médica, Rodrigo Ferreira de Souza, a situação é reflexo da pandemia de covid-19.


Rádio Jaraguá · JOR - 18 - 05 - RODRIGO FERREIRA 3

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram! 

 

Valeio Gorges

Matérias Relacionadas

Saúde

Sobe para 142 o número de casos de varíola dos macacos

Não há tratamento específico, mas quadros clínicos costumam ser leves
Sobe para 142 o número de casos de varíola dos macacos
Saúde

Anvisa mantém proibição da venda de cigarros eletrônicos

Produtos são vendidos ilegalmente no país
Anvisa mantém proibição da venda de cigarros eletrônicos
Saúde

Prefeitura de Jaraguá reativa Sala de Situação por causa do mosquito da dengue

O objetivo é reunir informações, elaborar estratégias e visualizar possíveis soluções em relação ao avanço no número de focos e casos de dengue no município
Prefeitura de Jaraguá reativa Sala de Situação por causa do mosquito da dengue
Saúde

Brasil tem 106 casos de varíola dos macacos confirmados

Maioria dos casos foi registrada em São Paulo
Brasil tem 106 casos de varíola dos macacos confirmados
Ver mais de Saúde