Saúde

Ebola agora tem cura, revelam cientistas após testes com duas drogas

Um dos maiores obstáculos na luta contra o surto, que durou um ano e teve 2.800 casos, tem sido a relutância daqueles que adoecem em procurar tratamento

17 Ago 2019 - 15h00Por Da Redação

A ciência consegue vencer mais uma doença grave. Agora o Ebola é curável. A informação é da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, um dos co-patrocinadores do estudo.

“De agora em diante, não vamos mais dizer que o Ebola é incurável. Esses avanços ajudarão a salvar milhares de vidas”, disse o professor Jean-Jacques Muyembe, diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica na República Democrática do Congo, que supervisionou o estudo.

O ZMapp, usado durante a maciça epidemia de Ebola em Serra Leoa, Libéria e Guiné, foi retirado junto com Remdesivir depois que dois anticorpos monoclonais, que bloqueiam o vírus, tiveram efeito substancialmente maior. Duas das quatro drogas que foram testadas na República Democrática do Congo reduziram significativamente a taxa de mortalidade.

Agora, todas as unidades de tratamento com Ebola vão usar os dois medicamentos de anticorpos monoclonais.

As drogas

Anthony Fauci, diretor do NIAID dos EUA, falou sobre a redução na taxa de mortalidade. O resultados em pessoas que chegaram a um centro de tratamento logo após ficarem doentes, em vez de ficarem em casa, foram impressionantes: com taxas de mortalidade de 24% no ZMapp, 33% com Remdesivir, 11% com 114 e apenas 6% com a droga de Regeneron.

Um dos maiores obstáculos na luta contra o surto, que durou um ano e teve 2.800 casos, tem sido a relutância daqueles que adoecem em procurar tratamento. Quase 70% das pessoas infectadas na República Democrática do Congo morreram. Muyembe disse que muitas pessoas viram membros da família entrarem em um centro de tratamento de Ebola e saírem mortos.

“Agora que 90% de seus pacientes podem ir ao centro de tratamento e sair completamente curados, eles vão começar a acreditar e construir confiança na população e na comunidade”, disse ele.

Homenagens

Fauci prestou homenagem a todos os envolvidos no julgamento em quatro cidades: Beni, Katwa, Butembo e Mangina.

ONGs, incluindo o Corpo Médico Internacional e Médicos sem Fronteiras, “colocam suas vidas em risco todos os dias para cuidar de pacientes em condições extremamente difíceis na área onde o surto está ocorrendo”, disse ele.

“Quanto mais aprendemos sobre esses dois tratamentos, e como eles podem complementar a resposta da saúde pública, incluindo rastreamento de contatos e vacinação, mais perto podemos chegar de transformar o Ebola de uma doença aterrorizante em algo que é evitável e tratável. Nós nunca vamos nos livrar do Ebola, mas devemos ser capazes de impedir que esses surtos se transformem em grandes epidemias nacionais e regionais ”, disse ele.

Fonte: SóNotíciaBoa 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Saúde

Postos de Saúde atendem em regime de plantão nesta sexta e sábado em Jaraguá

Além das Unidades de Saúde, duas Farmácias Básicas também estão de plantão hoje e amanhã
Postos de Saúde atendem em regime de plantão nesta sexta e sábado em Jaraguá
Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Saúde

Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa

Alguns Postos de Saúde e Farmácias Básicas permanecerão abertos em função, principalmente, do avanço da dengue e casos de covid no Município
Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa
Saúde

Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá

A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h
Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá
Ver mais de Saúde