Saúde

Dia D contra o sarampo é neste sábado

Acontece neste sábado (30) o Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Durante esta data todas as unidades de Saúde do Município com salas de vacinas estarão abertas para atendimento ao público das 8 às 17 horas.

29 Nov 2019 - 10h00Por Da Redação

De acordo com coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, Ana Kneipp, até o momento, 5.767 carteiras de Saúde de pessoas que procuraram as unidades de Saúde foram avaliadas e destas foram preciso vacinar 1.291 pacientes.

A campanha está na 2ª fase que prevê a imunização na faixa etária de 20 a 29 anos. “Mas orientamos que os demais cidadãos até 49 anos podem também procurar uma unidade para se vacinar”, completa a coordenadora.

Ana Kneipp explica que uma pessoa contaminada transmite o vírus para cerca de 12 a 18 pessoas, mesmo antes de saber que está doente. O sarampo é transmitido seis dias antes e quatro dias após o aparecimento do exantema (manchas vermelhas), sendo o maior risco dois dias antes e dois dias após o início do exantema. Entre os sintomas do sarampo constam febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e manchas vermelhas pelo corpo.

Tríplice viral - A evolução da doença pode causar complicações como pneumonia, encefalite e, em casos mais graves, à morte. Pessoas com os sintomas descritos devem procurar uma Unidade de Saúde para avaliação clínica e evitar os locais com grande circulação de pessoas. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Por ser altamente contagioso é necessária uma elevada cobertura vacinal para que a circulação do vírus seja interrompida.

Segundo médicos especialistas, a tríplice viral é a maneira mais eficaz de prevenção contra o sarampo, além de proteger também contra rubéola e caxumba. O Ministério da Saúde recomenda a intensificação da vacinação de rotina com uma dose da vacina aos 12 meses e reforço aos 15 meses; duas doses a partir de 12 meses a 29 anos de idade e uma dose para a população de 30 a 49 anos; além da dose zero para crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias. As vacinas disponíveis são eficazes e capazes de induzir proteção para todos os genótipos virais circulantes no mundo.

Matérias Relacionadas

Saúde

Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024

Desde o início do ano, foram registradas 1.256 mortes pela doença
Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024
Saúde

Pronto Atendimento de Barra Velha passa por inspeção após morte da pequena Sofia

Unidade de Saúde pode fechar; Entenda os pontos
Pronto Atendimento de Barra Velha passa por inspeção após morte da pequena Sofia
Saúde

'Febre do Maruim' preocupa autoridades da Saúde na região

Estados do Norte concentram maior número de casos
'Febre do Maruim' preocupa autoridades da Saúde na região
Saúde

Jaraguá terá vacinação contra influenza e dengue no próximo sábado (13)

O "Dia D de Vacinação" visa imunizar crianças e idosos contra o vírus influenza e crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, contra a Dengue
Jaraguá terá vacinação contra influenza e dengue no próximo sábado (13)
Ver mais de Saúde