transito
Saúde

Descartados os primeiros casos suspeitos de coronavírus em Jaraguá

Os três casos foram descartados para Coronavírus e tiveram resultado positivo para Influenza A

10 Mar 2020 - 14h00Por Janici Demetrio

Os três pacientes de Jaraguá do Sul com suspeita de coronavírus, que foram notificados na semana passada por serviços de saúde do município ao apresentarem sintomas semelhantes a uma gripe e terem histórico de viagem recente para a Itália, tiveram resultado descartado pelo Lacen.

Os pacientes passam bem e foram informados dos resultados. Os três casos foram descartados para Coronavírus e tiveram resultado positivo para Influenza A (1 H1N1, 1 H3 Sazonal e 1 ainda aguarda a subtipagem). 

Além desses três casos descartados laboratorialmente, nessa semana foram notificados mais dois casos suspeitos de Coronavírus: Um homem e uma mulher na faixa etária entre 20 e 35 anos. Ambos viajaram para países da Europa com transmissão local e procuraram serviços de saúde do município com sintomas gripais. O homem está em isolamento domiciliar e a mulher está internada, porém sem sinais de gravidade. Os pacientes aguardam os resultados de exames enquanto são monitorados pela Vigilância Epidemiológica municipal.  

Importante salientar que estamos nos aproximando da campanha nacional contra gripe 2020. O Ministério da Saúde divulgou o início da campanha para 23 de março e que se estenderá até 22 de maio. O dia D está previsto para dia 9 de maio. A vacina protege contra 3 tipos de vírus da gripe: influenza A (h1n1 e H3) e vírus sazonal B. Os grupos inseridos para a campanha são crianças de 6 meses a menor de 6 anos; gestantes; puérperas; profissionais de saúde; professores e auxiliares de sala; pessoas acima de 55 anos; e pessoas com doenças crônicas. Importante as pessoas se protegerem para reduzir consequências ocasionados pelo vírus influenza como pneumonias, insuficiência respiratória grave e até mesmo o óbito. 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Ver mais de Saúde