Unimed
Saúde

Descartados os primeiros casos suspeitos de coronavírus em Jaraguá

Os três casos foram descartados para Coronavírus e tiveram resultado positivo para Influenza A

10 Mar 2020 - 14h00Por Janici Demetrio
Descartados os primeiros casos suspeitos de coronavírus em Jaraguá - Crédito: Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz) Crédito: Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz)

Os três pacientes de Jaraguá do Sul com suspeita de coronavírus, que foram notificados na semana passada por serviços de saúde do município ao apresentarem sintomas semelhantes a uma gripe e terem histórico de viagem recente para a Itália, tiveram resultado descartado pelo Lacen.

Os pacientes passam bem e foram informados dos resultados. Os três casos foram descartados para Coronavírus e tiveram resultado positivo para Influenza A (1 H1N1, 1 H3 Sazonal e 1 ainda aguarda a subtipagem). 

Além desses três casos descartados laboratorialmente, nessa semana foram notificados mais dois casos suspeitos de Coronavírus: Um homem e uma mulher na faixa etária entre 20 e 35 anos. Ambos viajaram para países da Europa com transmissão local e procuraram serviços de saúde do município com sintomas gripais. O homem está em isolamento domiciliar e a mulher está internada, porém sem sinais de gravidade. Os pacientes aguardam os resultados de exames enquanto são monitorados pela Vigilância Epidemiológica municipal.  

Importante salientar que estamos nos aproximando da campanha nacional contra gripe 2020. O Ministério da Saúde divulgou o início da campanha para 23 de março e que se estenderá até 22 de maio. O dia D está previsto para dia 9 de maio. A vacina protege contra 3 tipos de vírus da gripe: influenza A (h1n1 e H3) e vírus sazonal B. Os grupos inseridos para a campanha são crianças de 6 meses a menor de 6 anos; gestantes; puérperas; profissionais de saúde; professores e auxiliares de sala; pessoas acima de 55 anos; e pessoas com doenças crônicas. Importante as pessoas se protegerem para reduzir consequências ocasionados pelo vírus influenza como pneumonias, insuficiência respiratória grave e até mesmo o óbito. 

 

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá suspende vacinação contra a covid por falta de doses

Assim que receber novas doses município retomará a vacinação para primeira dose. A aplicação da segunda dose segue normalmente
Jaraguá suspende vacinação contra a covid por falta de doses
Saúde

Covid-19: número de regiões em risco gravíssimo cai para três em SC

As regiões da Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí e Nordeste permaneceram classificadas com o nível máximo de atenção
Covid-19: número de regiões em risco gravíssimo cai para três em SC
Saúde

Santa Catarina chega ao menor número de casos ativos de Covid-19 de 2021

Atualmente, Santa Catarina é o quinto estado do Brasil com o maior percentual da população totalmente imunizada
Santa Catarina chega ao menor número de casos ativos de Covid-19 de 2021
Saúde

Senhas da vacinação covid podem ser acompanhadas por aplicativo em Jaraguá

É necessário atualizar o aplicativo Jaraguá na Mão para ter essa funcionalidade
Senhas da vacinação covid podem ser acompanhadas por aplicativo em Jaraguá
Ver mais de Saúde