dengue
Jaraguá do Sul

De janeiro a abril Jaraguá do Sul registra mais de 33 mil consultas nos postos de saúde

O número de consultas aumentou cerca de 9% neste ano, em relação ao ano passado

28 Mai 2019 - 16h14Por Camila Silveira Rosa

De janeiro a abril deste ano, foram investidos R$ 50,8 milhões na saúde em Jaraguá do Sul e realizadas 35.944 consultas médicas na atenção básica. Os números foram divulgados pelo secretário de Saúde Alceu Moretti e pelo responsável pelo setor de planejamento da pasta de prefeitura Luís Fernando Medeiros, na tarde desta terça-feira (28), na Câmara de Vereadores.

O número de consultas aumentou cerca de 9% neste ano, em relação ao ano passado. De acordo com Moretti, um dos grandes avanços conquistados este ano foi a mudança no protocolo de atendimento. Mais de 23 mil pessoas foram atendidas por profissionais enfermeiros e dentistas, entre janeiro e abril.

Os dados revelam que no segundo semestre de 2018 a fila para primeira consulta nas unidades de saúde tinha 15 mil pessoas. Com mutirões e o novo protocolo, a espera foi zerada.

O número de pessoas atendidas pelos dentistas da rede pública aumentou 20%. Foram 3.595 atendimentos este ano, contra 3.595 no mesmo período de 2018. Nos centros de atenção à mulher, foram realizados 4.224 atendimentos, uma alta de 63% em relação ao ano de 2018. Outro serviço importante, o de testes rápidos para detectar HIV e sífilis, por exemplo, cresceu 42%. Quanto à vacinação, o serviço registrou um aumento de 132% de demanda. Foram aplicadas 11.549 vacinas neste ano, contra 50.148 no ano passado.

Na visão do secretário de Saúde, os principais fatores para explicar a melhora nos índices são a aplicação eficiente dos recursos públicos e o empenho da equipe de servidores.

Se os números de atendimentos em geral melhoraram, a falta a consultas sem aviso ou remarcação continua preocupando. Dos 22.031 pacientes com consultas agendadas com clínico geral, 2.706 faltaram, ou seja, 12,28% do total. Na pediatria, dos 6.880 agendamentos, 1.062 pacientes não compareceram.

O índice de absenteísmo na odontologia é ainda pior, 2.661 pacientes faltaram a suas consultas sem avisar no primeiro quadrimestre do ano, correspondendo a 21,91% dos 12.143 agendamentos.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Ver mais de Saúde