dengue
Saúde

Creme pra verrugas impede infecção de vírus de mosquito após picada

Ele funciona ativando rapidamente as respostas imunológicas locais na pele, o que impede que o vírus se espalhe para o resto do corpo

08 Fev 2020 - 15h00Por Da Redação

Um creme que estimula o sistema imunológico protegeu animais de laboratório da infecção por vários vírus que são transmitidos pelas picadas de mosquitos e pernilongos.

Se aprovado para uso humano, o repelente desenvolvido no Reino Unido, promete ajudar a reduzir a propagação de vírus como zika, dengue e chikungunya.

O creme, chamado imiquimod ou Aldara, é comumente usado para tratar verrugas genitais e algumas formas de câncer de pele, mas ainda não foi testado em humanos para uso em picadas de mosquito.

Ele funciona ativando rapidamente as respostas imunológicas locais na pele, o que impede que o vírus se espalhe para o resto do corpo.

Steven Bryden e seus colegas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, começaram o estudo e os testes com o vírus Semliki Forest, que é transmitido por mosquitos e causou surtos na África.

Testes

Em alguns experimentos, eles injetaram os vírus diretamente nos locais de picadas de pernilongo para garantir a infecção.

Sete dos 11 camundongos, cujas picadas de mosquito foram tratadas com o creme para a pele, sobreviveram à infecção.

Nenhum dos outros 11 camundongos que não receberam o creme sobreviveu à infecção.

O creme para a pele também limitou a propagação do vírus chikungunya e outro vírus transmitido por mosquitos, chamado Bunyamwera orthobunyavirus, sugerindo que o tratamento pode funcionar contra muitos vírus transmitidos por mosquitos.

“Foi uma grande surpresa que a simples aplicação de um creme pudesse ter um efeito tão dramático,” disse o professor Clive McKimmie.

Longa duração

A aplicação do creme para a pele protegeu os animais contra o vírus mesmo quando aplicado até cinco horas após a picada do pernilongo.

O creme também limitou a disseminação dos vírus zika e chikungunya em amostras de tecido de pele humana testadas em laboratório, sugerindo que essa abordagem também pode funcionar em pessoas.

A equipe pretende agora realizar testes de segurança em humanos.

Como o medicamento já foi aprovado para uso humano, o creme antiviral poderá ser aprovado de forma relativamente rápida.

Fonte: SóNotíciaBoa


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Fumacê com carro da Dive ocorrerá a partir das 17h no Jaraguá Esquerdo e Vila Lenzi

O veículo do Estado percorre os municípios catarinenses com maior incidência de casos e focos de dengue e não chegou a tempo para a ação marcada para o início desta manhã
Fumacê com carro da Dive ocorrerá a partir das 17h no Jaraguá Esquerdo e Vila Lenzi
Saúde

Fumacê será aplicado com carro do Estado nesta terça-feira (16) no Jaraguá Esquerdo e Vila Lenzi

A ação ocorrerá entre 5h e 9h. O veículo do Estado faz uma pulverização automatizada, intensificando ações do Município contra à dengue
Fumacê será aplicado com carro do Estado nesta terça-feira (16) no Jaraguá Esquerdo e Vila Lenzi
Saúde

Dia D contra a gripe teve mais de 1.300 doses aplicadas em Jaraguá

A vacinação segue ocorrendo nas unidades de saúde com sala de vacinas
Dia D contra a gripe teve mais de 1.300 doses aplicadas em Jaraguá
Saúde

Capsi sem atendimento nesta segunda e terça-feira, em Jaraguá

Os atendimentos agendados de psiquiatria foram transferidos para o Caps II
Ver mais de Saúde