Saúde

Covid-19: Queda no número de novos casos não justifica relaxamento das medidas de segurança

08 Set 2020 - 13h42Por Da Redação

Apesar da queda na curva de contágio por Coronavírus das últimas cinco semanas, todas as recomendações das autoridades de saúde continuam válidas. Distanciamento e isolamento social, além das medidas de higiene não podem ser abandonadas e farão parte do novo normal por longo período.

As pessoas que integram os grupos de risco devem ter os cuidados redobrados. Qualquer sintoma de gripe é suficiente para a procura de orientação médica. O Pama do bairro Czerniewicz e a Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089) são os canais de atendimento exclusivos para síndromes gripais e Covid-19. O Pama funciona de domingo a segunda, das 6h30 às 22 horas; a Central de Orientação (0800), também de domingo a segunda, das 7h30 às 18 horas. 

O número de casos confirmados oficialmente vem caindo pela quinta semana consecutiva, com pico de 489 novos casos de 26/7 a 1/8. Depois disso, de 2 a 8/8, foram 302 novos registros; 281, de 9 a 15/8; 231, de 16 a 22/8; 150, de 23 a 29/8 e 121, de 30/8 a 5/9.

Dos 35 óbitos registrados no Painel Covid, com atualização de ontem (7), quase a totalidade apresentava uma ou mais comorbidades. O único caso de óbito sem comorbidade foi registrado ontem. A vítima era um homem de 34 anos. Um outro caso não se encaixa como comorbidade, mas trata-se de um integrante de grupo de risco por estar na faixa etária acima dos 70 anos. 

 De acordo com o secretário de Saúde, Alceu Moretti,  de fato há uma queda no número de casos em Jaraguá do Sul para o Covi-19. “Porém, é muito importante a manutenção dos cuidados. Há uma participação muito efetiva da comunidade, as pessoas entenderam a necessidade do uso de máscaras, de lavar as mãos com frequência, do distanciamento social, dos cuidados com roupas e utensílios ao retornar para casa e do olhar especial sobre os idosos e pessoas com comorbidades. Assim, certamente, permaneceremos com menos registros da doença na cidade, mas dependemos muito da participação de todos”, explica.
 
O cuidados básicos, além de todas as outras práticas de segurança estão previstas na Cartilha de Boas Maneiras de Convivência Covid-19, elaborada pelo Comitê  Gestor sobre a pandemia Covid19 .

Cuidados ainda necessários para o enfrentamento do Coronavírus

Por que lavar as mãos frequentemente? 

O sabão rompe a membrana de gordura que os vírus possuem, fazendo com que "morram". Por isso, segundo a Organização Mundial da Saúde, lavar as mãos com água e sabão frequentemente é uma das principais formas de evitar a contaminação. A recomendação é fazer isso o tempo todo, principalmente ao entrar em contato com outras pessoas, ir à rua ou tocar em objetos de uso comum como maçanetas, botão do elevador e corrimão. Use sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos. Use sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos. A lavagem completa deve durar cerca de 50 segundos e ter os seguintes passos: Esfregue bem a palma das mãos; capriche na limpeza do espaço entre os dedos e também do dorso e do punho. Depois, seque com toalha descartável (em ambientes coletivos). Se a torneira não for automática, use a toalha de papel para fechá-la, ou lave a torneira antes de ensaboar as mãos.

Por que devemos ficar em casa? 

Como nosso organismo ainda não tem anticorpos para combater o novo coronavírus, ele é transmitido facilmente de um indivíduo para outro. Se as pessoas continuarem levando uma vida normal (indo trabalhar, frequentando lugares aglomerados), o número de pacientes com covid-19 tende a se elevar rapidamente e sobrecarregar o sistema de saúde. Os hospitais não conseguem atender adequadamente casos graves e o número de mortes aumenta.

Máscara protege do coronavírus? 

O acessório é capaz de impedir que partículas maiores de secreções (saliva, por exemplo) contaminadas cheguem até seu nariz e sua boca. Além disso, evita que o doente espalhe secreções pelo ambiente. O Ministério da Saúde recomenda o uso  para todos (de tecido comum). 

Quais produtos de limpeza matam o coronavírus? 

Água e sabão, álcool 70% e água sanitária são os produtos mais indicados para higienizar ambientes e objetos e eliminar o novo coronavírus. (Cartilha de Boas Maneiras de Convivência Covid-19/PMJS e uol/vivabem).


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Saúde

Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa

Alguns Postos de Saúde e Farmácias Básicas permanecerão abertos em função, principalmente, do avanço da dengue e casos de covid no Município
Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa
Saúde

Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá

A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h
Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Ver mais de Saúde