Unimed
Saúde

Covid-19: Jaraguá busca convênio para mais leitos de UTI 

A taxa de ocupação de leitos exclusivos à Covid-19, com dados atualizados até ontem (9), apontam para 36% os leitos de enfermaria, 71% os leitos de UTI adulto e 0% para a UTI infantil.

10 Nov 2020 - 11h08Por Janici Demetrio
Covid-19: Jaraguá busca convênio para mais leitos de UTI  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O aumento considerável dos casos confirmados de Covid-19 nas últimas quatro semanas consecutivas em Jaraguá do Sul, conforme mostra o Painel Covid-19, tem feito a Secretaria Municipal de Saúde buscar convênio de mais cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos no Hospital Jaraguá, totalizando 29. A ocupação hoje é considerada controlada, de acordo com a diretora de gestão técnica, Fabiana Conrado. A taxa de ocupação de leitos exclusivos à Covid-19, com dados atualizados até ontem (9), apontam para 36% os leitos de enfermaria, 71% os leitos de UTI adulto e 0% para a UTI infantil. A ocupação infantil sempre foi nula de acordo com Fabiana, por isso não houve renovação dos leitos por parte do Ministério da Saúde. “As UTIs infantis existentes hoje são mantidas com recursos contratuais. Neste caso, a estrutura é a mesma que a adulta, porém conta com atendimento de equipe de saúde diferente”, explica. 

Em relação à disponibilização de leitos de UTI, a Secretaria de Saúde vem se preparando para o pior cenário, evitando possíveis surpresas. Porém, é de extrema importância que a população mantenha os cuidados necessários, contribuindo de forma que todos tenham acesso aos tratamentos de saúde necessários", orienta.

Anvisa interrompe estudos da Coronavac após "evento adverso grave"

Dos 24 leitos de UTI adulto disponíveis, 20 estão alocados no Hospital São José, sendo 10 habilitados pelo Ministério da Saúde e regulados pela Central de Regulação Estadual, que podem  receber pacientes de todo o Estado. Dez leitos são contratados pelo município de Jaraguá do Sul para atendimento da microrregião, assim como também os quatro leitos alocados no Hospital e Maternidade Jaraguá.

O painel Covid-19, disponível em https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/covid19/, com atualização de ontem (9), aponta para 96 novos casos nas últimas 24 horas, 4.764 contaminados e 489 em tratamento. Destes, 455 estão em isolamento domiciliar, 23 internados na enfermaria e 11 na UTI. Os casos confirmados por semana epidemiológica apresentaram majoração pela quarta semana consecutiva, na proporção de 186, 248, 318 e 437. Este último número está muito próximo do pico da doença, de 26/7 a 1/8, quando foram registrados 489 casos. A taxa de reprodução do vírus (Rt) também tem aumentado. Está em 1,530, quando o ideal é abaixo de um. Quando superior a um, cada paciente transmite a doença para, pelo menos, mais uma pessoa e o vírus se dissemina. Quando é menor que um, cada vez menos indivíduos se infectam e o número dos contágios retrocede.

A região Nordeste de Santa Catarina, da qual Jaraguá do Sul faz parte, tem como classificação de risco a situação grave, o que levou, na semana passada, o governo do Estado a restringir e proibir algumas atividades de acordo com critérios definidos nas Portarias Estaduais. 

Matérias Relacionadas

Saúde

Central de Vacinas Covid de Jaraguá estará fechada no domingo (1)

A vacinação ocorre no Parque Municipal de Eventos de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Central de Vacinas Covid de Jaraguá estará fechada no domingo (1)
Saúde

Covid-19: Central de Orientação já monitorou mais de 250 mil pessoas

O serviço foi criado especialmente para atender a demanda causada pela pandemia do novo coronavírus
Covid-19: Central de Orientação já monitorou mais de 250 mil pessoas
Saúde

Schroeder disponibiliza doses da vacina contra a gripe

A campanha de vacinação contra a H1N1 não atingiu a meta de 100% na cidade
Schroeder disponibiliza doses da vacina contra a gripe
Saúde

Jaraguá libera vacina contra a covid-19 para pessoas com 33 anos

A Central de Vacinas, no Parque Municipal de Eventos, fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados e domingos das 8h às 17h
Jaraguá libera vacina contra a covid-19 para pessoas com 33 anos
Ver mais de Saúde