secel
Saúde

COVID-19: Confira o que muda em Jaraguá do Sul com a nova flexibilização de medidas restritivas

Eventos sociais tiveram sua capacidade de lotação aumentada de 40% para 50% e casas noturnas podem reabrir, com 30% da capacidade

26 Out 2020 - 17h03Por Da Redação

A nova classificação de risco para a região Nordeste pelo governo do Estado, que desde a semana passada passou da situação grave para alta, provocou liberações e flexibilizações sanitárias no combate à Covid-19. O Decreto 14.329/2020, publicado na sexta-feira (23) autorizou a abertura de casas noturnas, pubs, boates, casas de shows e afins, desde que com 30% da capacidade.  

Eventos sociais (convidados sem cobrança de ingressos como casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, batizados, festas infantis e afins) tiveram sua capacidade de lotação aumentada de 40% para 50% em função a regra do Estado. 

Outro decreto, o 14.338/2020, de hoje, revoga  o 14.251/2020,  regulamenta o funcionamento de estabelecimentos comerciais e suspende atividades em face do enfrentamento à Covid-19 e dá outras providências. A partir de sua publicação, o município deixa de ter restrições específicas quanto ao funcionamento de estabelecimentos e congêneres, passando a obedecer as regras oriundas do Governo do Estado. A  principal alteração envolve a revogação da limitação do horário de funcionamento até as 23h para estabelecimentos de alimentação como bares, restaurantes, lanchonetes e afins, limitando seu funcionamento de acordo com o alvará de funcionamento de cada estabelecimento.

Atividades escolares e pedagógicas presenciais devem ter o retorno gradativo, mediante aprovação do Plano de Contingência de cada instituição de ensino, com aval da comissão especial da Secretaria de Educação.

Coronavírus em SC: Saúde divulga atualização do Mapa da Matriz de Risco Potencial

Vale lembrar que  o uso de máscara permanece obrigatório para toda população ao entrar ou permanecer em estabelecimentos e locais públicos ou privados, além das regras de distanciamento e higiene como o uso frequente de álcool gel 70%. 

Para evitar que a região volte para classificação de risco grave, o que provocará a volta de medidas mais restritivas, é importante que toda população continue com as medidas de prevenção. Assim, evita-se o aumento no número de casos e de internações hospitalares por Covid-19 e a disseminação do vírus.


Painel Covid - O Painel Covid de  sexta-feira (23) disponível em https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/covid19/, apontou, na semana de 11 para 17 de outubro, elevação do número de atendimentos nas unidades de saúde em relação ao período de 4 a 10 de outubro. Foram 691 e 382 os números oficiais, respectivamente. Os casos confirmados por semana também apresentaram majoração. Foram 144 casos de 4 a 10 de outubro e 186 de 11 a 17 de outubro. A cidade tem o registro de 3.814 casos confirmados, 3.526 recuperados e 243 pessoas em tratamento, além de 45 óbitos. A taxa de reprodução viral aumentou para 1.485 e o ideal é abaixo de um. Quando superior a um, cada paciente transmite a doença para, pelo menos, mais uma pessoa e o vírus se dissemina. Se é menor do que um, cada vez menos indivíduos se infectam e o número dos contágios retrocede.

Acompanhe abaixo o que muda nas atividades e a capacidade de lotação dos estabelecimentos:

TIPO DE ATIVIDADE - Academias de ginástica e musculação e similares
CAPACIDADE DE LOTAÇÃO - 70%
PORTARIA - SES Nº 713/2020
-------------------------------------------------------------
TIPO DE ATIVIDADE - Atividades escolares (OBS: Autorizado retorno presencial gradativo (nível de ensino)/atividades pedagógicas presenciais retorno gradativo, mediante aprovação do Plano de Contingência de cada instituição de ensino aprovada pela comissão especial da Secretaria de Educação)
CAPACIDADE DE LOTAÇÃO - Autorizado retorno gradativo
PORTARIA - SES/SED Nº 778/2020
-------------------------------------------------------------
TIPO DE ATIVIDADE - Bibliotecas
CAPACIDADE DE LOTAÇÃO - 33% (1/3)
PORTARIA - SES Nº 738/2020
-------------------------------------------------------------
TIPO DE ATIVIDADE - Casas noturnas, pubs, boates, casas de sho…

Matérias Relacionadas

Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Saúde

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Ver mais de Saúde