105 Ouça
Valeio Gorges
Saúde

COVID-19: Confira o que muda em Jaraguá do Sul com a nova flexibilização de medidas restritivas

Eventos sociais tiveram sua capacidade de lotação aumentada de 40% para 50% e casas noturnas podem reabrir, com 30% da capacidade

26 Out 2020 - 17h03Por Da Redação

A nova classificação de risco para a região Nordeste pelo governo do Estado, que desde a semana passada passou da situação grave para alta, provocou liberações e flexibilizações sanitárias no combate à Covid-19. O Decreto 14.329/2020, publicado na sexta-feira (23) autorizou a abertura de casas noturnas, pubs, boates, casas de shows e afins, desde que com 30% da capacidade.  

Valério Gorges, 40 anos de Rádio Jaraguá

Eventos sociais (convidados sem cobrança de ingressos como casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, batizados, festas infantis e afins) tiveram sua capacidade de lotação aumentada de 40% para 50% em função a regra do Estado. 

Outro decreto, o 14.338/2020, de hoje, revoga  o 14.251/2020,  regulamenta o funcionamento de estabelecimentos comerciais e suspende atividades em face do enfrentamento à Covid-19 e dá outras providências. A partir de sua publicação, o município deixa de ter restrições específicas quanto ao funcionamento de estabelecimentos e congêneres, passando a obedecer as regras oriundas do Governo do Estado. A  principal alteração envolve a revogação da limitação do horário de funcionamento até as 23h para estabelecimentos de alimentação como bares, restaurantes, lanchonetes e afins, limitando seu funcionamento de acordo com o alvará de funcionamento de cada estabelecimento.

Atividades escolares e pedagógicas presenciais devem ter o retorno gradativo, mediante aprovação do Plano de Contingência de cada instituição de ensino, com aval da comissão especial da Secretaria de Educação.

Coronavírus em SC: Saúde divulga atualização do Mapa da Matriz de Risco Potencial

Vale lembrar que  o uso de máscara permanece obrigatório para toda população ao entrar ou permanecer em estabelecimentos e locais públicos ou privados, além das regras de distanciamento e higiene como o uso frequente de álcool gel 70%. 

Para evitar que a região volte para classificação de risco grave, o que provocará a volta de medidas mais restritivas, é importante que toda população continue com as medidas de prevenção. Assim, evita-se o aumento no número de casos e de internações hospitalares por Covid-19 e a disseminação do vírus.


Painel Covid - O Painel Covid de  sexta-feira (23) disponível em https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/covid19/, apontou, na semana de 11 para 17 de outubro, elevação do número de atendimentos nas unidades de saúde em relação ao período de 4 a 10 de outubro. Foram 691 e 382 os números oficiais, respectivamente. Os casos confirmados por semana também apresentaram majoração. Foram 144 casos de 4 a 10 de outubro e 186 de 11 a 17 de outubro. A cidade tem o registro de 3.814 casos confirmados, 3.526 recuperados e 243 pessoas em tratamento, além de 45 óbitos. A taxa de reprodução viral aumentou para 1.485 e o ideal é abaixo de um. Quando superior a um, cada paciente transmite a doença para, pelo menos, mais uma pessoa e o vírus se dissemina. Se é menor do que um, cada vez menos indivíduos se infectam e o número dos contágios retrocede.

Acompanhe abaixo o que muda nas atividades e a capacidade de lotação dos estabelecimentos:

TIPO DE ATIVIDADE - Academias de ginástica e musculação e similares
CAPACIDADE DE LOTAÇÃO - 70%
PORTARIA - SES Nº 713/2020
-------------------------------------------------------------
TIPO DE ATIVIDADE - Atividades escolares (OBS: Autorizado retorno presencial gradativo (nível de ensino)/atividades pedagógicas presenciais retorno gradativo, mediante aprovação do Plano de Contingência de cada instituição de ensino aprovada pela comissão especial da Secretaria de Educação)
CAPACIDADE DE LOTAÇÃO - Autorizado retorno gradativo
PORTARIA - SES/SED Nº 778/2020
-------------------------------------------------------------
TIPO DE ATIVIDADE - Bibliotecas
CAPACIDADE DE LOTAÇÃO - 33% (1/3)
PORTARIA - SES Nº 738/2020
-------------------------------------------------------------
TIPO DE ATIVIDADE - Casas noturnas, pubs, boates, casas de sho…

Valeio Gorges

Matérias Relacionadas

Saúde

Seis unidades de saúde de Jaraguá estarão abertas hoje para vacinação

O objetivo é facilitar o acesso às vacinas para o público que não consegue ir até uma unidade de saúde durante a semana
Seis unidades de saúde de Jaraguá estarão abertas hoje para vacinação
Saúde

Governo anuncia plano de contingência de prevenção à varíola dos macacos em SC

O plano visa principalmente oferecer condições para identificação precoce da doença, evitando o alastramento nos públicos mais vulneráveis, que são crianças, gestantes e imunocomprometidos
Governo anuncia plano de contingência de prevenção à varíola dos macacos em SC
Saúde

Postos de Saúde de Jaraguá abrem aos sábados durante Campanhas de Vacinação

O objetivo é facilitar o acesso às vacinas para o público que não consegue ir até uma unidade de saúde durante a semana
Postos de Saúde de Jaraguá abrem aos sábados durante Campanhas de Vacinação
Saúde

Começa o mutirão da Saúde em Jaraguá do Sul

Mais de 24 mil procedimentos, entre consultas, exames e pequenas cirurgias serão feitos até o fim desse ano, nos hospitais Jaraguá, São José e Santo Antônio de Guaramirim
Começa o mutirão da Saúde em Jaraguá do Sul
Ver mais de Saúde