105 Ouça
Caraguá
Saúde

COVID-19: Confira o que muda em Jaraguá do Sul com a nova flexibilização de medidas restritivas

Eventos sociais tiveram sua capacidade de lotação aumentada de 40% para 50% e casas noturnas podem reabrir, com 30% da capacidade

26 Out 2020 - 17h03Por Da Redação
COVID-19: Confira o que muda em Jaraguá do Sul com a nova flexibilização de medidas restritivas - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A nova classificação de risco para a região Nordeste pelo governo do Estado, que desde a semana passada passou da situação grave para alta, provocou liberações e flexibilizações sanitárias no combate à Covid-19. O Decreto 14.329/2020, publicado na sexta-feira (23) autorizou a abertura de casas noturnas, pubs, boates, casas de shows e afins, desde que com 30% da capacidade.  

Eventos sociais (convidados sem cobrança de ingressos como casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, batizados, festas infantis e afins) tiveram sua capacidade de lotação aumentada de 40% para 50% em função a regra do Estado. 

Outro decreto, o 14.338/2020, de hoje, revoga  o 14.251/2020,  regulamenta o funcionamento de estabelecimentos comerciais e suspende atividades em face do enfrentamento à Covid-19 e dá outras providências. A partir de sua publicação, o município deixa de ter restrições específicas quanto ao funcionamento de estabelecimentos e congêneres, passando a obedecer as regras oriundas do Governo do Estado. A  principal alteração envolve a revogação da limitação do horário de funcionamento até as 23h para estabelecimentos de alimentação como bares, restaurantes, lanchonetes e afins, limitando seu funcionamento de acordo com o alvará de funcionamento de cada estabelecimento.

Atividades escolares e pedagógicas presenciais devem ter o retorno gradativo, mediante aprovação do Plano de Contingência de cada instituição de ensino, com aval da comissão especial da Secretaria de Educação.

Coronavírus em SC: Saúde divulga atualização do Mapa da Matriz de Risco Potencial

Vale lembrar que  o uso de máscara permanece obrigatório para toda população ao entrar ou permanecer em estabelecimentos e locais públicos ou privados, além das regras de distanciamento e higiene como o uso frequente de álcool gel 70%. 

Para evitar que a região volte para classificação de risco grave, o que provocará a volta de medidas mais restritivas, é importante que toda população continue com as medidas de prevenção. Assim, evita-se o aumento no número de casos e de internações hospitalares por Covid-19 e a disseminação do vírus.


Painel Covid - O Painel Covid de  sexta-feira (23) disponível em https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/covid19/, apontou, na semana de 11 para 17 de outubro, elevação do número de atendimentos nas unidades de saúde em relação ao período de 4 a 10 de outubro. Foram 691 e 382 os números oficiais, respectivamente. Os casos confirmados por semana também apresentaram majoração. Foram 144 casos de 4 a 10 de outubro e 186 de 11 a 17 de outubro. A cidade tem o registro de 3.814 casos confirmados, 3.526 recuperados e 243 pessoas em tratamento, além de 45 óbitos. A taxa de reprodução viral aumentou para 1.485 e o ideal é abaixo de um. Quando superior a um, cada paciente transmite a doença para, pelo menos, mais uma pessoa e o vírus se dissemina. Se é menor do que um, cada vez menos indivíduos se infectam e o número dos contágios retrocede.

Acompanhe abaixo o que muda nas atividades e a capacidade de lotação dos estabelecimentos:

TIPO DE ATIVIDADE - Academias de ginástica e musculação e similares
CAPACIDADE DE LOTAÇÃO - 70%
PORTARIA - SES Nº 713/2020
-------------------------------------------------------------
TIPO DE ATIVIDADE - Atividades escolares (OBS: Autorizado retorno presencial gradativo (nível de ensino)/atividades pedagógicas presenciais retorno gradativo, mediante aprovação do Plano de Contingência de cada instituição de ensino aprovada pela comissão especial da Secretaria de Educação)
CAPACIDADE DE LOTAÇÃO - Autorizado retorno gradativo
PORTARIA - SES/SED Nº 778/2020
-------------------------------------------------------------
TIPO DE ATIVIDADE - Bibliotecas
CAPACIDADE DE LOTAÇÃO - 33% (1/3)
PORTARIA - SES Nº 738/2020
-------------------------------------------------------------
TIPO DE ATIVIDADE - Casas noturnas, pubs, boates, casas de sho…

Caraguá

Matérias Relacionadas

Saúde

Mesmo com aumento de positivados com Covid, ocupação de leitos em Jaraguá continua estável

Mais de 130 mil jaraguaenses completaram o esquema vacinal.
Mesmo com aumento de positivados com Covid, ocupação de leitos em Jaraguá continua estável
Saúde

Novo carregamento da vacina pediátrica da Pfizer chega ao Brasil

É o 3º lote de vacinas para crianças enviado pelo laboratório.
Novo carregamento da vacina pediátrica da Pfizer chega ao Brasil
Saúde

Uso de máscara em todos os lugares volta a ser recomendado em Santa Catarina

Entre os motivos apontados para o alerta estão a rápida disseminação da variante Ômicron pelo Estado
Uso de máscara em todos os lugares volta a ser recomendado em Santa Catarina
Saúde

Mais de 57 mil menores receberam vacina errada contra covid-19, diz AGU

Equívocos ocorreram em todas as unidades federativas
Mais de 57 mil menores receberam vacina errada contra covid-19, diz AGU
Ver mais de Saúde