Saúde

Covid-19: Central de Orientação já monitorou mais de 250 mil pessoas

O serviço foi criado especialmente para atender a demanda causada pela pandemia do novo coronavírus

29 Jul 2021 - 11h07Por Janici Demetrio
Covid-19: Central de Orientação já monitorou mais de 250 mil pessoas - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Dezesseis meses após o início dos trabalhos, em 20 de março de 2020, a Central de Orientação sobre Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul contabiliza mais de 252 mil pessoas monitoradas neste período. Foram notificados pela equipe que atende as ligações dos munícipes, 66.806 casos de covid-19 e, atualmente, 800 pessoas estão sendo monitoradas.

Quem entrar em contato pelo telefone 0800-643-8089 vai poder falar com um médico, para tirar suas dúvidas. O serviço foi criado especialmente para atender a demanda causada pela pandemia do novo coronavírus. Vinte profissionais, entre técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e médicos, fazem a teleconsulta aos munícipes com sintomas gripais, todos os dias da semana, avaliando os relatos, tirando dúvidas, orientando e, se necessário, fornecendo atestados e receitas. A Central de Orientação sobre Covid dispõe ainda do atendimento via whatsapp pelo número 47-2106-8448.

Em março deste ano, num dos picos mais elevados da pandemia, a Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Faculdade Estácio firmaram parceria para ampliar o atendimento, utilizando a estrutura do curso de medicina, cuja equipe docente e acadêmicos foram treinados para fazer o monitoramento da população testada positiva para covid-19. Os dados são computados por meio do sistema Olostech, o mesmo utilizado pela Central de Orientação. Este monitoramento é feito de 48 em 48 horas ou de 24 em 24 horas, dependendo do estado de saúde do paciente.

Nesta semana, a Prefeitura de Jaraguá do Sul recebeu a notícia de que a experiência desta parceria com a Estácio foi aprovada para o Laboratório de Inovação, iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, que busca conhecer práticas e projetos de participação social no enfrentamento da covid-19.

Matérias Relacionadas

Saúde

Campanha de Vacinação contra a gripe é antecipada em Santa Catarina

A aplicação começa assim que as cidades receberem os imunizantes
Campanha de Vacinação contra a gripe é antecipada em Santa Catarina
Saúde

Saúde alerta para aumento de casos de covid-19

Em meio às preocupações quanto à dengue, autoridades da Saúde acendem o alerta para o aumento de casos de covid-19
Saúde alerta para aumento de casos de covid-19
Saúde

Em 20 dias, Jaraguá aplicou apenas 1.696 doses da vacina contra a dengue

O público-alvo estimado na faixa etária dos 10 aos 14 anos é de 11.500 crianças e adolescentes
Em 20 dias, Jaraguá aplicou apenas 1.696 doses da vacina contra a dengue
Saúde

Joinville confirma mais uma morte por dengue 

Homem de 55 anos foi a 13ª vítima da doença no município neste ano 
Joinville confirma mais uma morte por dengue 
Ver mais de Saúde