Unimed
Saúde

Covid-19 - Balanço de atendimentos neste fim de semana em Jaraguá do Sul

14 Dez 2020 - 20h00Por Janici Demetrio

A Secretaria de Saúde informa sobre os atendimentos exclusivos Covid do fim de semana nos órgãos públicos. Na Unidade de Apoio ao Pronto Socorro do Hospital São José (UAPS), que também recebe casos de Covtag1id, foram 65 os atendimentos no sábado e 75 no domingo. No Pama, que está provisoriamente na Policlínica de Especialidades Dr. João Biron - Centro Vida, foram 24 consultas e 52 coletas no sábado (12) e 19 consultas e 30 coletas no domingo. Na Unidade Básica de Saúde Wolfgang Weege, da Barra do Rio Cerro, 45 pessoas procuraram por ajuda no sábado, enquanto na UBS Álvaro Batalha, da Vila Lalau, este total foi de 27.

Todos os casos são considerados suspeitos, porém somente o resultado de exame de RT-PCR ou Teste rápido terá esta certeza, o resultado do RT- PCR leva em torno de dois a três dias para ficar pronto, já o Teste Rápido fica pronto no mesmo dia e é feito no Laboratório Municipal", explicou a gerente de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Simone Waldmann.

A Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089) contou com 67 teleatendimentos no sábado e 68 pessoas na lista ontem, ficando represadas 16 para esta segunda-feira (14). O teleatendimento tem sido um dos principais canais para tirar dúvidas, identificar casos suspeitos de coronavírus, promover orientação médica e, se necessário, prescrever receitas médicas e atestados, enviados por meio do aplicativo WhatsApp. A principal vantagem é evitar o contato entre infectados e profissionais da saúde, já que o vírus é altamente contagioso. Os profissionais que atuam no 0800 ligam a cada 48 horas para verificação da evolução do quadro clínico, buscando casos com piora e visando minimizar as complicações provocadas pelo vírus. Pessoas acima de 60 anos, portadoras de doenças crônicas, gestantes e crianças menores de cinco anos são monitoradas diariamente.

Na semana passada, de segunda a sexta-feira, foram 1050 as chamadas atendidas pela Central, numa média diária de 210. Para se ter uma ideia, nos últimos dias de setembro, com a situação de disseminação vírus em índices bem menores, eram apenas 80 as chamadas diárias. A alteração desses índices levaram à ampliação da Central com mais atendentes, médicos e linhas telefônicas para receber as ligações da população. O serviço passou a contar com 57 profissionais.

O Painel Covid de ontem (13) aponta para 100% de ocupação dos leitos de UTI adultos e uma pequena queda nos números de casos confirmados por semana epidemiológica, depois de seis semanas consecutivas em alta. Os positivados de 6 a 12 dezembro foram 1096, enquanto da semana anterior, foram 1059.
 

Matérias Relacionadas

Saúde

Senhas da vacinação covid podem ser acompanhadas por aplicativo em Jaraguá

É necessário atualizar o aplicativo Jaraguá na Mão para ter essa funcionalidade
Senhas da vacinação covid podem ser acompanhadas por aplicativo em Jaraguá
Saúde

Schroeder registra 34º óbito em decorrência de Covid-19

Nesta sexta-feira foram registrados 11 novos casos positivos de Covid-19 no município
Schroeder registra 34º óbito em decorrência de Covid-19
Saúde

Central de Vacinas Covid de Jaraguá triplica a estrutura de atendimentos

Com esta ampliação, a Central de Vacinas Covid passa a contar com 12 boxes de vacinação e 12 guichês de triagem
Central de Vacinas Covid de Jaraguá triplica a estrutura de atendimentos
Saúde

Mais de 100 mil doses aplicadas contra a covid-19 em Jaraguá do Sul

Segundo o Ministério da Saúde, a população a ser vacinada no município é de 137.655 pessoas.
Mais de 100 mil doses aplicadas contra a covid-19 em Jaraguá do Sul
Ver mais de Saúde