GNet
Caraguá
Saúde

Corupá inaugura Central Covid-19 

No espaço vão atuar os quatro agentes epidemiológicos que realizam o monitoramento dos pacientes confirmados e suspeitos, e membros da Vigilância Epidemiológica

03 Dez 2020 - 17h17Por Janici Demetrio
Corupá inaugura Central Covid-19  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Corupá inaugura nesta quinta-feira (3) a Central Covid-19, para agilizar as coletas (testes para Coronavírus) e monitoramento de casos. A situação da pandemia se agravou em todo o Estado nos últimos dias e se viu a necessidade de um ambiente único para atuação da Vigilância Epidemiológica na cidade. A Central foi montada na sala de auditório da Escola Municipal São José, no Centro de Corupá.

No espaço vão atuar os quatro agentes epidemiológicos que realizam o monitoramento dos pacientes confirmados e suspeitos, e membros da Vigilância Epidemiológica. Todas as demandas referentes aos atestados médicos e afastamentos também serão fornecidas no local.  

A partir de agora, todos os testes também serão realizados diretamente na Central Covid-19. Mas é importante salientar que são feitos somente exames previamente agendados. Não é possível se dirigir diretamente ao espaço para solicitar o teste de Covid-19, sem antes ser analisado por um médico.

A orientação ao morador ainda é a mesma: ir ao Pronto-Atendimento 24 horas ao identificar sintomas suspeitos de Coronavírus. Este primeiro atendimento médico e emergencial segue sendo realizado no PA. O profissional médico que atua na unidade que informa a Vigilância Epidemiológica sobre os casos suspeitos. Em seguida, a Vigilância entra em contato via telefone com o paciente para agendar o horário para o teste. O paciente segue então até a Central Covid-19, na escola São José, para a realização do exame no dia e hora marcada.

Lembrando que o PA 24h de Corupá neste momento atende onde é o posto de saúde do bairro Seminário (ESF1), na rua 1º de Maio, número 237. Todos os serviços de emergência e atendimento específico para Covid-19 foram transferidos ao local. O contato é o (47) 3375-3127.  

Preferência contato por telefone
A Central Covid-19 de Corupá irá funcionar das 7h30 às 11h30 e das 12h30 até 16h30, de segunda a sexta-feira (mesmo horário dos postos de saúde). O morador também pode procurar o espaço para tirar dúvidas sobre sintomas e atestados por afastamento.

“Mas neste momento que estamos com muitos casos ativos de Coronavírus, pedimos que a comunidade opte em procurar a Central Covid pelo telefone, para evitar circular no ambiente que estão sendo feitas as coletas”, explicou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria de Saúde de Corupá, Dayana Mahs de Freitas.

São cinco números de telefones disponibilizados para a população. As dúvidas podem ser solicitadas nestes números, até de preferência por Whatsapp. As solicitações serão respondidas sempre no horário de funcionamento da Central (até 16h30).


Confira os números:
Contato geral da Epidemiologia: (47) 99222-6925
Contato direto de pacientes atendidos pelo posto de saúde ESF1: (47) 99236-5760
Contato para pacientes do ESF2: (47) 99237-2497
Pacientes ESF3: (47) 99243-3476
Pacientes ESF4: (47) 99249-8326
 

GNet

Matérias Relacionadas

Saúde

Mais de 57 mil menores receberam vacina errada contra covid-19, diz AGU

Equívocos ocorreram em todas as unidades federativas
Mais de 57 mil menores receberam vacina errada contra covid-19, diz AGU
Saúde

Liberada vacinação para crianças com 10 anos completos em Jaraguá

Confira todas as orientações para a vacinação.
Liberada vacinação para crianças com 10 anos completos em Jaraguá
Saúde

Entenda novas orientações sobre quarentena de quem está com covid-19

Mínimo de isolamento é de cinco dias para pacientes sem sintomas
Entenda novas orientações sobre quarentena de quem está com covid-19
Saúde

Jaraguá do Sul registra nova morte por coronavírus nesta segunda-feira (17)

O município estava há mais de 50 dias sem registrar óbitos
Jaraguá do Sul registra nova morte por coronavírus nesta segunda-feira (17)
Ver mais de Saúde