transito
Saúde

Corupá inaugura Central Covid-19 

No espaço vão atuar os quatro agentes epidemiológicos que realizam o monitoramento dos pacientes confirmados e suspeitos, e membros da Vigilância Epidemiológica

03 Dez 2020 - 17h17Por Janici Demetrio

Corupá inaugura nesta quinta-feira (3) a Central Covid-19, para agilizar as coletas (testes para Coronavírus) e monitoramento de casos. A situação da pandemia se agravou em todo o Estado nos últimos dias e se viu a necessidade de um ambiente único para atuação da Vigilância Epidemiológica na cidade. A Central foi montada na sala de auditório da Escola Municipal São José, no Centro de Corupá.

No espaço vão atuar os quatro agentes epidemiológicos que realizam o monitoramento dos pacientes confirmados e suspeitos, e membros da Vigilância Epidemiológica. Todas as demandas referentes aos atestados médicos e afastamentos também serão fornecidas no local.  

A partir de agora, todos os testes também serão realizados diretamente na Central Covid-19. Mas é importante salientar que são feitos somente exames previamente agendados. Não é possível se dirigir diretamente ao espaço para solicitar o teste de Covid-19, sem antes ser analisado por um médico.

A orientação ao morador ainda é a mesma: ir ao Pronto-Atendimento 24 horas ao identificar sintomas suspeitos de Coronavírus. Este primeiro atendimento médico e emergencial segue sendo realizado no PA. O profissional médico que atua na unidade que informa a Vigilância Epidemiológica sobre os casos suspeitos. Em seguida, a Vigilância entra em contato via telefone com o paciente para agendar o horário para o teste. O paciente segue então até a Central Covid-19, na escola São José, para a realização do exame no dia e hora marcada.

Lembrando que o PA 24h de Corupá neste momento atende onde é o posto de saúde do bairro Seminário (ESF1), na rua 1º de Maio, número 237. Todos os serviços de emergência e atendimento específico para Covid-19 foram transferidos ao local. O contato é o (47) 3375-3127.  

Preferência contato por telefone
A Central Covid-19 de Corupá irá funcionar das 7h30 às 11h30 e das 12h30 até 16h30, de segunda a sexta-feira (mesmo horário dos postos de saúde). O morador também pode procurar o espaço para tirar dúvidas sobre sintomas e atestados por afastamento.

“Mas neste momento que estamos com muitos casos ativos de Coronavírus, pedimos que a comunidade opte em procurar a Central Covid pelo telefone, para evitar circular no ambiente que estão sendo feitas as coletas”, explicou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria de Saúde de Corupá, Dayana Mahs de Freitas.

São cinco números de telefones disponibilizados para a população. As dúvidas podem ser solicitadas nestes números, até de preferência por Whatsapp. As solicitações serão respondidas sempre no horário de funcionamento da Central (até 16h30).


Confira os números:
Contato geral da Epidemiologia: (47) 99222-6925
Contato direto de pacientes atendidos pelo posto de saúde ESF1: (47) 99236-5760
Contato para pacientes do ESF2: (47) 99237-2497
Pacientes ESF3: (47) 99243-3476
Pacientes ESF4: (47) 99249-8326
 

Matérias Relacionadas

Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Saúde

Jaraguá do Sul confirma mais duas mortes por dengue

Trata-se de duas mulheres. Um óbito foi registrado no dia 6 de abril e o outro no dia 19
Jaraguá do Sul confirma mais duas mortes por dengue
Saúde

Mais de 7 mil pessoas já passaram pelo Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá

O local atende exclusivamente casos confirmados e suspeitas de dengue
Mais de 7 mil pessoas já passaram pelo Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá
Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Ver mais de Saúde