vacina
Saúde

Corupá está preparado para iniciar vacinação contra a covid-19, afirma secretária

Município vai seguir Plano Nacional de Vacinação

13 Jan 2021 - 18h51Por Janici Demetrio
Corupá está preparado para iniciar vacinação contra a covid-19, afirma secretária - Crédito: Divulgação Prefeitura de Corupá Crédito: Divulgação Prefeitura de Corupá

A Prefeitura de Corupá está preparada para vacinar a população contra o coronavírus, seguindo o cronograma estadual de vacinação que por sua vez, se baseia nas orientações do plano nacional. A afirmação é da secretária municipal de saúde, Franciesca Lunelli. De acordo com ela, os vacinadores do município estão capacitados e só aguardam o envio das doses para começar a imunizar. 

“Segundo o Ministério da Saúde, o Governo Federal fornecerá a vacina e o insumo necessário como seringas e agulhas. No entanto, se faltar material, nós temos o suficiente para atender as primeiras fases”, observou. 


Seguindo as orientações dos Planos Nacional e Estadual de Vacinação, a imunização obedecerá a quatro fases, sendo que na primeira serão atendidos trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.

Numa etapa seguinte, estão programadas para receber a vacina contra a COVID, pessoas entre 60 e 74 anos. Na terceira fase do Programa Nacional de Vacinação, será atendido o público com comorbidades que apresenta maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras) e por fim, professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. 

“Ainda não há data prevista para iniciar a vacinação, mas o público alvo determinado pelo Ministério da Saúde pode ficar tranquilo que nossa equipe está pronta para executar a imunização com a mais absoluta segurança”, disse Franciesca. 

Expectativa de vacinação
Numa primeira fase da campanha de vacinação contra a COVID, a expectativa é imunizar em Santa Catarina 426.678, número que saltaria para 844.644 na segunda etapa, 1.365.028 na terceira etapa e por fim, 166.289 na última fase, totalizando 2.802.639 em todo o estado.

“Já possuímos um levantamento completo em Corupá sobre as doses necessárias nas fases da vacinação, levando-se em conta o público alvo em cada uma delas”, finalizou a secretária municipal de saúde.

O prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, ressalta que a Secretaria possui material suficiente para atender as primeiras fases da campanha.

“A experiência de anos de vacinação do governo federal nos dá tranquilidade suficiente, mas caso haja alguma falha nessa distribuição, o município tem capacidade suficiente para suprir a demanda. Nossa comunidade tem que estar sempre em primeiro lugar ”, disse Tamanini
 

Para ficar bem informado, entre no grupo do WhatsApp da Rádio Jaraguá e receba as notícias 

Matérias Relacionadas

Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Saúde

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Saúde

Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC

Ofício foi encaminhado ao Ministério da Saúde
Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Saúde