Saúde

Em reunião com secretário da Saúde e parlamentares, ministro da Saúde se compromete com 240 monitores para leitos de UTI

O encontro desta segunda-feira (13) também teve a participação de representantes dos hospitais filantrópicos, das secretarias municipais da saúde e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam)

13 Jul 2020 - 17h35Por Da Redação

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, participou de uma videoconferência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e com parlamentares catarinenses para debater medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 em Santa Catarina. O encontro desta segunda-feira, 13, também teve a participação de representantes dos hospitais filantrópicos, das secretarias municipais da saúde e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). 

O ministro Pazuello avaliou que a doença tem se espalhado mais rapidamente nas últimas semanas pelos Estados do Sul e do Centro-Oeste do Brasil e afirmou que o Governo Federal entregará até a quarta-feira desta semana mais 240 monitores para equipar leitos de UTI. Juntamente com os respiradores comprados pelo Governo de Santa Catarina, eles permitirão a  ativação de novos leitos para o enfrentamento à Covid-19.

Na reunião, André Motta afirmou que o Estado vive um momento delicado no combate à pandemia, com um aumento exponencial de casos e destacou o esforço em ampliação dos leitos. Outro assunto abordado pelo secretário foi a dificuldade na compra de medicamentos para intubação de pacientes, cujos estoques estão em nível crítico. O secretário nacional de Atenção Especializada à Saúde, Luiz Franco Duarte, comprometeu-se para que o Ministério faça uma compra internacional de medicamentos no Uruguai.

“O saldo bastante positivo dessa reunião é a vontade de todos, especialmente do Governo do Estado, de estabelecer um diálogo para a construção de um sistema de saúde seguro para a sociedade catarinense. Hoje foi pactuado que, apesar de diferenças, vamos todos trabalhar juntos para que se ofereça mais oferta de serviços de saúde ao cidadão. Também é importante destacar que, após mais de 40 dias de discussões, o Ministério da Saúde entendeu a responsabilidade e a necessidade da compra centralizada de alguns insumos para esse enfrentamento, especialmente o kit intubação”, destacou o secretário. 

Ao fim da reunião, André Motta respondeu a dúvidas de prefeitos e parlamentares sobre as ações do Estado frente à pandemia, tais como a ampliação de quase 600 leitos de UTI realizada desde março. O encontro foi mediado pela deputada Carmen Zanotto e organizado pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Campanha de Vacinação contra a gripe é antecipada em Santa Catarina

A aplicação começa assim que as cidades receberem os imunizantes
Campanha de Vacinação contra a gripe é antecipada em Santa Catarina
Saúde

Saúde alerta para aumento de casos de covid-19

Em meio às preocupações quanto à dengue, autoridades da Saúde acendem o alerta para o aumento de casos de covid-19
Saúde alerta para aumento de casos de covid-19
Saúde

Em 20 dias, Jaraguá aplicou apenas 1.696 doses da vacina contra a dengue

O público-alvo estimado na faixa etária dos 10 aos 14 anos é de 11.500 crianças e adolescentes
Em 20 dias, Jaraguá aplicou apenas 1.696 doses da vacina contra a dengue
Saúde

Joinville confirma mais uma morte por dengue 

Homem de 55 anos foi a 13ª vítima da doença no município neste ano 
Joinville confirma mais uma morte por dengue 
Ver mais de Saúde