Saúde

Coronavírus: Bill Gates doa US $ 100 milhões para pesquisa de vacina

Além de focar na pesquisa de vacinas e diagnóstico, a doação de US $ 100 milhões da Fundação Gates será usada para proteger populações em risco na África e no sul da Ásia

08 Fev 2020 - 15h00Por Da Redação

O casal Bill e Melinda Gates anunciou que está doando US $ 100 milhões – mais de R$ 400 milhões – para os esforços de pesquisa e tratamento de vacinas contra o coronavírus.

O dinheiro é uma parte dos US $ 675 milhões que foram pedidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em contribuições globais para combater a propagação da doença.

Além de focar na pesquisa de vacinas e diagnóstico, a doação de US $ 100 milhões da Fundação Gates será usada para proteger populações em risco na África e no sul da Ásia.

“Essa resposta deve ser guiada pela ciência, não pelo medo, e deve se basear nos passos que a Organização Mundial da Saúde adotou até o momento”, disse o CEO da Fundação Gates, Mark Suzman, em comunicado.

Infectados

O número total de infecções ultrapassou nesta quarta-feira, 5, a marca de 24 mil casos, de acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Mais de 490 morreram, sendo duas na China continental.

Apesar do aumento no número de pacientes, Ghebreyesus disse que existe uma “janela de oportunidade” para “controlar esse surto”, porque apenas 190 casos são confirmados fora da China.

Os EUA têm 11 casos confirmados e os vôos da China estão sendo redirecionados para 11 aeroportos americanos que estão examinando esses viajantes.

A doença, que começou no mercado de alimentos em Wuhan em dezembro, se espalhou para quase 30 países e impactou o turismo e as viagens locais.

Empresas como McDonald’s, Starbucks, IKEA, Hyundai, Tesla, Disney e mais fecharam temporariamente suas portas nas áreas afetadas.

Vários navios de cruzeiro foram colocados em quarentena depois que os passageiros foram testados para o vírus.

O país de Macau, considerada a capital mundial do jogo, fechou seu negócio de cassinos na terça-feira em resposta ao surto, que deixou dez pessoas doentes.

Vários países, incluindo os EUA, negam a entrada de visitantes de Wuhan e desaconselham a viagem à China, enquanto várias companhias aéreas internacionais suspenderam voos para o país.

As operações

A OMS deseja usar os US $ 675 milhões solicitados para um plano de resposta de três meses, com US $ 60 milhões destinados para financiar suas operações, enquanto o restante será destinado a países em risco com sistemas de saúde menos robustos.

“US $ 675 milhões são muito dinheiro, mas é muito menor do que a conta que enfrentaremos se não investirmos em preparação agora durante a janela de oportunidade que temos”, disse Ghebreyesus.

Durante uma conferência de imprensa na terça-feira, a Diretora de Riscos para Infecções da OMS, Dra. Sylvia Briand, disse que o surto de coronavírus não foi classificado como uma pandemia, mas a organização declarou o coronavírus uma emergência internacional de saúde pública em 30 de janeiro de 2020.

Fonte: SóNotíciaBoa


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa

Alguns Postos de Saúde e Farmácias Básicas permanecerão abertos em função, principalmente, do avanço da dengue e casos de covid no Município
Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa
Saúde

Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá

A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h
Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Saúde

Mais de dez postos de Saúde estarão abertos para vacinação contra a dengue neste sábado em Jaraguá

A vacina contra a dengue está disponível para o público de 10 a 14 anos
Mais de dez postos de Saúde estarão abertos para vacinação contra a dengue neste sábado em Jaraguá
Ver mais de Saúde