Delivery Much
Saúde

Coral da Saúde Mental muda a vida de pacientes do Caps

O projeto tem por principal objetivo integrar os participantes, auxiliá-los em seus sofrimentos e proporcionar um momento de lazer por meio da música.

15 Abr 2019 - 16h41Por PMJS
Coral da Saúde Mental muda a vida de pacientes do Caps - Crédito: PMJS Crédito: PMJS

Iniciado em setembro do ano passado, o projeto Coral da Saúde Mental conta com o trabalho voluntário do regente Lucas Santos, integrante da Camerata de Violões, que ensina técnicas vocais e canto coral a 12 integrantes do Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II), um dos serviços da Saúde Mental de Jaraguá do Sul. Os ensaios acontecem todas as sextas-feiras, das 10 às 11h30, em uma das salas da Scar.

O projeto tem por principal objetivo integrar os participantes, auxiliá-los em seus sofrimentos e proporcionar um momento de lazer por meio da música. As apresentações também ajudam os coralistas, que precisam trabalhar o nervosismo e as emoções durante os eventos de que participam. Até o momento, duas apresentações foram feitas. Uma na associação dos servidores municipais (Arsepum), no fim do ano passado, e outra durante evento da Secretaria de Saúde no Cejas, em março deste ano. 

Fabiano Hilbig, 45 anos, conta que mora sozinho e tem dificuldade de interagir com outras pessoas. “Agora estou melhorando nisso. Depois que comecei a vir no coral, converso com meus colegas e não tenho mais tanto receio de falar com os outros”, conta. Para Júlio Jurisch, 47 anos, a música alivia seu sofrimento. “Principalmente à noite, ouço música, canto e isso me alivia. Gosto muito de música”, revela Jurisch.

Uma das psicólogas do Caps II, Mariana Dias Martins Stringari, explica que a indicação para participar do coral é feita pelos profissionais do Caps conforme o perfil do usuário e que o projeto é mais uma ferramenta para o trabalho desenvolvido no Caps. A assistente social Sônia Ines Ossovski considera ótima a participação dos usuários no coral, pois estimula sua autonomia e protagonismo.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Prefeitura de Jaraguá inclui números da vacina no Painel Covid

O Painel Covid é uma página criada para informar os números da doença, de recuperados, internados, óbitos, índice comparado com outros municípios, faixa etária, total de testes realizados, entre outros dados
Prefeitura de Jaraguá inclui números da vacina no Painel Covid
Saúde

Santa Catarina recebe mais 21,6 mil vacinas CoronaVac

Com isso, já são 212 mil doses entregues ao estado
Santa Catarina recebe mais 21,6 mil vacinas CoronaVac
Saúde

Inicia distribuição das doses da vacina Oxford-AstraZeneca para municípios catarinenses

A quantidade que cada município vai receber está sendo definida pela Secretaria de Estado da Saúde
Inicia distribuição das doses da vacina Oxford-AstraZeneca para municípios catarinenses
Saúde

Covid-19: mortes ultrapassam 217 mil e casos somam 8,8 milhões no país

Boletim aponta 7,6 milhões de pacientes recuperados
Covid-19: mortes ultrapassam 217 mil e casos somam 8,8 milhões no país
Ver mais de Saúde