Unimed
Saúde

Conheça o Nasf de Jaraguá do Sul

Núcleo Ampliado de Saúde da Família tem como com o objetivo apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil

24 Mar 2019 - 08h00Por PMJS
Conheça o Nasf de Jaraguá do Sul - Crédito: PMJS Crédito: PMJS

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços. Em outras palavras, apoia a atuação dos profissionais das unidades de saúde onde atua.

Câmara de Vereadores de Jaraguá

Em Jaraguá do Sul, o Nasf completou o primeiro ano de vida em fevereiro e já colhe alguns frutos do trabalho realizado. O polo onde esse primeiro Nasf – de quatro que devem ser implantados no município – atua abrange os postos de saúde dos bairros Barra do Rio Cerro, Jaraguá 84, Santo Estêvão, Rio Cerro II, Rio da Luz e Rio Molha. A sede física da equipe é itinerante, já que em um dia os profissionais estão em uma unidade, em outro dia, visitando pacientes junto com outros profissionais.   

Como funciona o Nasf?

O Nasf é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, como psicólogo, assistente social, farmacêutico, nutricionista, geriatra e terapeuta ocupacional, que atua de maneira integrada. Apoia os profissionais das equipes Saúde da Família e das equipes de Atenção Básica para populações específicas - no caso de Jaraguá, região do Rio Molha e sudoeste do município, compartilhando as práticas e saberes em saúde.

Na reunião desta sexta-feira (22), no posto de saúde do Rio da Luz, a farmacêutica Madiã Poluceno,  a assistente social Schayane Chaves e a nutricionista Camila Roslindo conversaram com a equipe do Rio da Luz sobre a retomada de um grupo de saúde de reeducação alimentar, construído pelas profissionais no ano passado.

A ideia de voltar a fomentar o grupo foi compartilhada entre enfermeira, agente comunitária, técnicas, todos deram suas ideias no planejamento, incluindo novas ideias para 2019. Com esse trabalho de incentivar e apoiar as equipes dos postos de saúde, surgem necessidades da comunidade que as profissionais do Nasf se propõem a solucionar, sempre em conjunto com a equipe do posto.

Ações de 2018

Entre as diversas ações de 2018, destacam-se as seguintes:

- Curso noturno para as gestantes da Barra do Rio Cerro e região na Escola Duarte Magalhães, na Barra – equipe do Nasf e dos postos de saúde da região trouxeram temas escolhidos pelas próprias gestantes para tirar dúvidas das futuras mamães e seus acompanhantes, preparando-as para uma gestação e puerpério mais consciente.

- Sensibilização nas escolas – equipe do Nasf e do posto de saúde foi até algumas escolas para sensibilizá-los a respeito de temas envolvendo os problemas de convivência escolar, como diferenças de gênero, agressividade contra os colegas, bullying.

- Grupo de idosos no posto de saúde de Santo Estêvão – Nasf e equipe do posto se mobilizaram e conseguiram uma parceria com estagiários de fisioterapia, que auxiliaram idosos a se exercitar de maneira correta e incentivaram sua sociabilidade.

- Apoio à ação de prevenção ao suicídio – Nasf e equipe de Saúde Mental trabalharam juntos na orientação e sensibilização das equipes dos postos de saúde.  

Equipe do Nasf Jaraguá do Sul

Assistente social: Schayane Chaves
Nutricionista: Camila Pielak Roslindo
Farmacêutica: Madiã Mannes
Psicóloga: Alair Poluceno
Médica geriatra: Nagele Hahn
Terapeuta ocupacional: Ana Célia Miranda    


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Corupá deve adotar medidas mais rígidas para tentar conter covid-19

Comitê se reuniu nesta quinta-feira (25) para debater as ações
Corupá deve adotar medidas mais rígidas para tentar conter covid-19
Saúde

Santa Catarina tem 657 mil casos de covid-19

A doença respiratória causou 7.165 óbitos no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,09%.
Santa Catarina tem 657 mil casos de covid-19
Saúde

Corupá se aproxima dos 1,3 mil casos de covid-19

O município já confirmou 15 mortes em decorrência da doença. 
Corupá se aproxima dos 1,3 mil casos de covid-19
Saúde

Jaraguá confirma mais duas mortes por covid-19

O número de casos ativos está em 1.042 com a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria e UTI em 100%. 
Jaraguá confirma mais duas mortes por covid-19
Ver mais de Saúde