Saúde
Confirmada primeira morte por Influenza de 2019 em Jaraguá do Sul
Além desse caso, houve também a primeira confirmação de Influenza A H1N1 desse ano em uma criança de 9 anos
A Gerência de Vigilância Epidemiológica informa o primeiro óbito por influenza 2019. Foi de uma mulher, com 48 anos, que internou no Hospital São José no dia 26/04/2019 com quadro de febre, tosse, dispneia, desconforto respiratório e queda de Saturação de O2 (porcentagem de oxigênio transportado pelo sangue); e foi a óbito em 01/05/2019. A paciente recebeu o tratamento com o antiviral Oseltamivir (Tamiflu) e permaneceu internada na UTI do hospital.
Esse quadro em pacientes hospitalizados é chamado de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e deve ser notificado à Vigilância Epidemiológica para coleta de exames e confirmação do agente etiológico. A notificação foi realizada pelo hospital e os exames foram coletados para envio ao Laboratório Central de Saúde Pública em Florianópolis (Lacen/SC), que confirmou o vírus Influenza A (aguardando definição da subtipagem pelo Lacen/SC).
Segundo investigação, a paciente tinha comorbidades (hipertensão e diabetes) e não havia ainda procurado uma Unidade de Saúde para tomar a vacina contra a gripe.
Além desse caso, houve também a primeira confirmação de Influenza A H1N1 desse ano em uma criança de 9 anos com SRAG, sem comorbidades, que recebeu alta no dia 31/03/2019 após receber tratamento para a doença no Hospital e Maternidade Jaraguá. Pacientes com esse quadro devem procurar brevemente o serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.
A Campanha de Vacinação começou no dia 10 de abril, mas até o momento aproximadamente 32% (13.000 munícipes) do público-alvo de Jaraguá do Sul procurou uma Unidade de Saúde para receber a vacina contra a gripe. O prazo final para tomar a vbacina é dia 31 de maio.
Em todo o estado de Santa Catarina, as salas de vacinação das unidades de saúde estarão abertas nesse sábado, 4 de maio, das 08 horas as 17 horas, para vacinar os grupos prioritários contra a gripe.
PÚBLICO ALVO:
- crianças (6 meses a menores de 6 anos);
- gestantes;
- mães até 45 dias após o parto;
- trabalhador da saúde;
- professores e auxiliares de sala;
- povos indígenas;
- idosos com 60 anos ou mais de idade;
- população privada de liberdade e funcionários;
- portadores doenças crônicas e condições especiais;
- profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, militares e bombeiros).
Além da vacina, é recomendado adotar algumas medidas de prevenção para evitar a gripe: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; a higienização também é importante depois de usar o banheiro; antes das refeições; antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc), além de manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.
Pessoas com influenza devem evitar contato com outras pessoas. Em caso de suspeita, o paciente deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. O tratamento precoce com Oseltamivir (Tamiflu) reduz tanto os sintomas quanto a ocorrência de complicações da influenza e está disponível em todas as unidades de saúde e hospitais de Santa Catarina.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!