Saúde

Confirmada quinta morte por Influenza em Jaraguá do Sul

Este é 7º caso confirmado da doença na cidade

13 Ago 2019 - 09h47Por Janici Demetrio

A Secretaria de Saúde de Jaraguá confirmou nesta terça-feira (13), a quinta morte por influenza (gripe A). Este é 7º caso confirmado da doença na cidade. A vítima era um homem de 51 anos que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Jaraguá desde o dia 28 de julho. Segundo informações da Gerência de Vigilância Epidemiológica. O paciente morreu no dia 7 de agosto e o resultado dos exames enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) foi liberado na segunda-feira (12).

A Vigilância Epidemiológica informa que a vítima tinha histórico de doença hepática, mas não tinha registro que havia sido imunizado contra a influenza este ano. Ele começou a apresentar os sintomas a partir do dia 23 de julho.

A primeira morte causada por influenza, uma mulher de 48 anos ocorreu em maio. Em junho, duas outras mulheres, a mãe de 59 anos, e filha de 36 anos, foram outras duas mortes. A quarta morte foi do pai desta mesma família, mas como seus exames não chegaram a ser coletados e enviados ao Lacen seu caso é considerado “vínculo epidemiológico” ou seja, quando a pessoa conviveu com outras afetadas pela doença.

O supervisor da Vigilância Epidemiológica, Geovani Carvalho Lombardi, ressalta que dos casos registrados na cidade, a maioria não havia recebido a vacina contra a gripe, sendo que muitos faziam parte do grupo considerado de risco.

Diante de mais esta ocorrência, a Secretaria de Saúde reforça a adoção da chamada “etiqueta da tosse”

Para quem já estiver doente a recomendação é beber bastante líquido, ter uma alimentação saudável; Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, talheres, entre outros utensílios; Manter-se distante de locais com aglomeração de pessoas;

A pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para iniciar o tratamento adequado logo que apresentar os primeiros sintomas que em geral são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares. Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas após o início dos sintomas.

O tratamento precoce com medicamentos antivirais (tamiflu) ajuda a evitar a evolução para formas graves. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Observação: o tamiflu não substitui a vacina contra a gripe.

Etiqueta de tosse - Diante de mais esta ocorrência, a Secretaria de Saúde reforça a adoção da chamada “etiqueta da tosse” que conta com as seguintes dicas:

1) Ao tossir e espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço descartável e lave as mãos com água e sabão assim que possível. Na falta de um lenço, use o antebraço; nunca as mãos Essa é a atitude recomendada pelos especialistas para reduzir a circulação do vírus da gripe;

2) Pacientes com sintomas de gripe devem ficar em casa. Essa medida é muito importante, pois diminui a disseminação do vírus entre as pessoas e a ocorrência de infecções respiratórias;

3) Para quem já estiver doente a recomendação é beber bastante líquido, ter uma alimentação saudável;

4) Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, talheres, entre outros utensílios;

5) Manter-se distante de locais com aglomeração de pessoas;

6) Procure a unidade de saúde mais próxima para iniciar o tratamento adequado logo que apresentar os primeiros sintomas que em geral são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares. Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas após o início dos sintomas. O tratamento precoce com medicamentos antivirais (tamiflu) ajuda a evitar a evolução para formas graves. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Observação: o tamiflu não substitui a vacina contra a gripe.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Saúde

Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa

Alguns Postos de Saúde e Farmácias Básicas permanecerão abertos em função, principalmente, do avanço da dengue e casos de covid no Município
Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa
Saúde

Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá

A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h
Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Ver mais de Saúde