Câmara de Guaramirim
Saúde

Confirmada quinta morte por Influenza em Jaraguá do Sul

Este é 7º caso confirmado da doença na cidade

13 Ago 2019 - 09h47Por Janici Demetrio
Confirmada quinta morte por Influenza em Jaraguá do Sul - Crédito: Ilustrativa Crédito: Ilustrativa

A Secretaria de Saúde de Jaraguá confirmou nesta terça-feira (13), a quinta morte por influenza (gripe A). Este é 7º caso confirmado da doença na cidade. A vítima era um homem de 51 anos que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Jaraguá desde o dia 28 de julho. Segundo informações da Gerência de Vigilância Epidemiológica. O paciente morreu no dia 7 de agosto e o resultado dos exames enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) foi liberado na segunda-feira (12).

A Vigilância Epidemiológica informa que a vítima tinha histórico de doença hepática, mas não tinha registro que havia sido imunizado contra a influenza este ano. Ele começou a apresentar os sintomas a partir do dia 23 de julho.

A primeira morte causada por influenza, uma mulher de 48 anos ocorreu em maio. Em junho, duas outras mulheres, a mãe de 59 anos, e filha de 36 anos, foram outras duas mortes. A quarta morte foi do pai desta mesma família, mas como seus exames não chegaram a ser coletados e enviados ao Lacen seu caso é considerado “vínculo epidemiológico” ou seja, quando a pessoa conviveu com outras afetadas pela doença.

O supervisor da Vigilância Epidemiológica, Geovani Carvalho Lombardi, ressalta que dos casos registrados na cidade, a maioria não havia recebido a vacina contra a gripe, sendo que muitos faziam parte do grupo considerado de risco.

Diante de mais esta ocorrência, a Secretaria de Saúde reforça a adoção da chamada “etiqueta da tosse”

Para quem já estiver doente a recomendação é beber bastante líquido, ter uma alimentação saudável; Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, talheres, entre outros utensílios; Manter-se distante de locais com aglomeração de pessoas;

A pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para iniciar o tratamento adequado logo que apresentar os primeiros sintomas que em geral são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares. Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas após o início dos sintomas.

O tratamento precoce com medicamentos antivirais (tamiflu) ajuda a evitar a evolução para formas graves. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Observação: o tamiflu não substitui a vacina contra a gripe.

Etiqueta de tosse - Diante de mais esta ocorrência, a Secretaria de Saúde reforça a adoção da chamada “etiqueta da tosse” que conta com as seguintes dicas:

1) Ao tossir e espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço descartável e lave as mãos com água e sabão assim que possível. Na falta de um lenço, use o antebraço; nunca as mãos Essa é a atitude recomendada pelos especialistas para reduzir a circulação do vírus da gripe;

2) Pacientes com sintomas de gripe devem ficar em casa. Essa medida é muito importante, pois diminui a disseminação do vírus entre as pessoas e a ocorrência de infecções respiratórias;

3) Para quem já estiver doente a recomendação é beber bastante líquido, ter uma alimentação saudável;

4) Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, talheres, entre outros utensílios;

5) Manter-se distante de locais com aglomeração de pessoas;

6) Procure a unidade de saúde mais próxima para iniciar o tratamento adequado logo que apresentar os primeiros sintomas que em geral são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares. Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas após o início dos sintomas. O tratamento precoce com medicamentos antivirais (tamiflu) ajuda a evitar a evolução para formas graves. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Observação: o tamiflu não substitui a vacina contra a gripe.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Coral formado por colaboradores emociona durante Auto de Natal do Hospital Jaraguá

Um dos destaques do evento foi a apresentação do coral Mãos que falam, formado por colaboradores da unidade.
Coral formado por colaboradores emociona durante Auto de Natal do Hospital Jaraguá
Saúde

Saúde amplia público para vacinas contra febre amarela e gripe

As novas medidas passam a valer a partir de 2020
Saúde amplia público para vacinas contra febre amarela e gripe
Saúde

Vereador diz que é urgente instalação de um Pronto Atendimento 24 Horas em Jaraguá

Vereador diz que é urgente instalação de um Pronto Atendimento 24 Horas em Jaraguá
Saúde

Emenda do deputado Vicente Caropreso permite vacina em farmácia

O deputado explica que sua emenda estabelece que as farmácias deverão seguir as normas da Anvisa e que a prescrição médica só poderá ser dispensada no caso de campanhas de vacinação feitas pelo governo
Emenda do deputado Vicente Caropreso permite vacina em farmácia
Ver mais de Saúde