plantão
Saúde

Comissão de Saúde da Alesc aprova projetos que asseguram direitos à pessoa com autismo

Ambos os projetos são de autoria do deputado Vicente Caropreso (PSDB)

23 Mai 2024 - 09h24Por Janici Demetrio
Comissão de Saúde da Alesc aprova projetos que asseguram direitos à pessoa com autismo - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na quarta-feira (22), a Comissão de Saúde aprovou dois projetos voltados aos direitos das pessoas com autismo. O Projeto de Lei (PL) 54/2024, que promove o diagnóstico tardio do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em adultos e idosos, e o PL 145/2024, que institui o selo “Autista a Bordo”. Ambos os projetos são de autoria do deputado Vicente Caropreso (PSDB).

“Essas iniciativas são avanços na inclusão e no reconhecimento dos direitos das pessoas com autismo, promovendo uma sociedade mais justa, empática e inclusiva”, afirma o deputado.

 Autismo Tardio

Dr. Vicente destacou a importância crucial do PL 54/2024 como uma medida para garantir o acesso ao diagnóstico e promover um tratamento eficaz para pessoas adultas com TEA.

“Muitas pessoas com autismo possuem talentos excepcionais que precisam ser reconhecidos e desenvolvidos. O diagnóstico tardio permite que essas capacidades sejam exploradas e ofereça oportunidades para que essas pessoas expressem todo o seu potencial e possam ser compreendidas”, afirmou.

 Autista a Bordo

O PL 145/2024, que propõe a criação do selo “Autista a Bordo”, visa identificar veículos que transportam pessoas com autismo através de um adesivo. A justificativa do projeto aponta que muitos autistas apresentam disfunções sensoriais, sendo a sensibilidade auditiva uma das mais comuns. O selo, portanto, tem o objetivo de minimizar o uso de buzinas por outros condutores, contribuindo para um ambiente de trânsito mais compreensivo e seguro.

“É um alerta aos demais motoristas para o desconforto que um som estridente como uma buzina pode provocar em uma pessoa. Pode parecer simples, mas é uma adição importante ao conjunto de iniciativas voltadas para a proteção e entendimento das necessidades das pessoas com autismo,” explica Dr. Vicente. Antes de ser sancionada, a proposta ainda será analisada pelas Comissões de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

 

Matérias Relacionadas

Geral

Entre 50 a 80 pessoas procuram diariamente o Centro de Atendimento Dengue em Jaraguá do Sul

Atendendo na rua Padre Alberto Romuald Jakobs, 222, bairro Nova Brasília
Entre 50 a 80 pessoas procuram diariamente o Centro de Atendimento Dengue em Jaraguá do Sul
Saúde

Dez Unidades de Saúde de Jaraguá do Sul estão abertas para atendimento

As UBSs são referência para pacientes de outras unidades que no momento estão fechadas devido às férias coletivas na Prefeitura
Dez Unidades de Saúde de Jaraguá do Sul estão abertas para atendimento
Saúde

Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul segue em atividade na Vila Lenzi

Até agora a movimentação tem sido tranquila no espaço, mas a expectativa é de que a partir do início de janeiro aumente a procura por atendimento no local.
Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul segue em atividade na Vila Lenzi
Saúde

Postos de Saúde de Jaraguá do Sul atendem até as 16h30 nesta segunda-feira (23)

Na terça e quarta-feira (dias 24 e 25, respectivamente), as UBSs estarão fechadas
Postos de Saúde de Jaraguá do Sul atendem até as 16h30 nesta segunda-feira (23)
Ver mais de Saúde