Delivery Much
Saúde

Comer nozes ajuda a baixar pressão e prevenir doenças cardíacas

É o que comprova um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA

25 Mai 2019 - 06h00Por Só Notícia Boa
Comer nozes ajuda a baixar pressão e prevenir doenças cardíacas - Crédito: Ilustrativa Crédito: Ilustrativa

Comer nozes faz bem para o coração e para pressão. É o que comprova um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA. Eles descobriram que, quando combinada com uma dieta com baixas gorduras saturadas, a ingestão de nozes faz baixar a pressão arterial em pessoas com risco de doença cardiovascular.

Embora todas as dietas testadas tenham apresentado um efeito positivo na saúde cardiovascular, a dieta com nozes inteiras proporcionou os maiores benefícios, incluindo menor pressão arterial diastólica central.

A pesquisa

“Parece que há algo extra nas nozes que é benéfico, que você não obtém apenas com os ácidos graxos”, diz. Penny Kris-Etherton, professora da Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA).

Os pesquisadores examinaram os efeitos de substituir algumas gorduras saturadas na dieta dos participantes por nozes inteiras diariamente e viram abaixar a pressão arterial central dessas pessoas. A pressão arterial central, ou pressão arterial profunda, é a pressão exercida sobre órgãos como o coração.

Assim como a pressão arterial braquial, medida no braço de maneira tradicional, a central fornece informações sobre o risco de uma pessoa desenvolver doença cardiovascular.

Benefícios

“Quando os participantes comiam nozes inteiras, eles tinham benefícios maiores do que quando consumiam uma dieta com um perfil de ácidos graxos similar ao das nozes, sem comer a própria castanha. Então, parece que há algo extra nas nozes que é benéfico – talvez seus compostos bioativos, talvez a fibra, talvez outra coisa – que você não obtém apenas com os ácidos graxos”, disse Penny Kris-Etherton.

“As nozes contêm ácido alfa-linolênico – ALA – um ômega-3 à base de plantas que pode afetar positivamente a pressão arterial,” disse a professora Alyssa Tindall, que coordenou o ensaio clínico, publicado no Journal of the American Heart Association.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

SC recebe doação de 460 mil seringas e 334 mil agulhas para vacinação contra a Covid-19

A doação foi realizada pela Unimed Grande Florianópolis à Secretaria de Estado da Saúde.
Saúde

Deputado Chiodini repassa veículo à Secretaria de Saúde de Corupá

O valor total do repasse é de R$ 280 mil, dinheiro suficiente para comprar também uma Van com acessibilidade, que deverá chegar ao município nos próximos dias
Deputado Chiodini repassa veículo à Secretaria de Saúde de Corupá
Saúde

STJ dá 48h para autoridades do Amazonas se explicarem sobre oxigênio

Vice-presidente ordenou que os esclarecimentos sejam "detalhados"
STJ dá 48h para autoridades do Amazonas se explicarem sobre oxigênio
Saúde

Jaraguá do Sul inicia a vacinação contra a Covid-19

Cinco profissionais que atuam na linha de frente no combate à doença receberam as primeiras doses da vacina, na manhã desta quarta-feira.
Jaraguá do Sul inicia a vacinação contra a Covid-19
Ver mais de Saúde