duas rodas aniversário jaraguá
caragua mobile
Saúde

Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul será fechado nesta sexta-feira

Unidade recebeu mais de 43 mil pacientes de dengue deste o mês de abril

10 Jul 2024 - 13h56Por Rogério Tallini
Queda no número de casos possibilita o fechamento do Centro de Atendimento Dengue - Crédito: Arquivo / Rádio JaraguáQueda no número de casos possibilita o fechamento do Centro de Atendimento Dengue - Crédito: Arquivo / Rádio Jaraguá

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul desativará na próxima sexta-feira (12), o Centro de Atendimento Dengue, que foi criado em abril deste ano para atender pessoas com sintomas da doença. O local serviu ainda para a hidratação dos pacientes em tratamento.

caragua 3

A gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Milena de Lima Machado, explicou que após uma análise das últimas semanas, observou-se uma redução significativa dos atendimentos.

“Quando antes a gente atendia mais de 500 pessoas por dia, nas últimas três semanas, a média de pacientes atendidos é de 30. E desses 30 pacientes, um terço é paciente dengue, o restante está procurando o Centro para outras demandas que são da atenção primária, das unidades de saúde”, justificou.

Sobre os pacientes que ainda estão com sintomas dengue, a orientação da Secretaria de Saúde é para que procurem as unidades básicas de saúde, nos bairros. Milena comentou que alguns postos atendem das 7h às 22h. 

Barra, Centro, João Pessoa, Vila Lenzi, Vila Nova, Rau e Águas Claras, atendem das 7h às 22h e aos sábados das 9 às 13 horas. As unidades de Nereu Ramos e a Renato Pradi (Caic), atendem de segunda a sexta, das 7h às 22h.

“Todas as unidades do município têm equipamento, tem a disponibilidade de fazer a hidratação que hoje é feito no Centro Dengue, porque a redução do número de pacientes é bem significativa”, comenta a gerente. “As outras unidades de saúde, que trabalham em horário normal das 7h às 16h30, também vão absorver esses pacientes”, finaliza.  

No caso de necessidade de atendimento aos sábados à tarde, noite e aos domingos, se for de urgência, os pacientes podem procurar o Hospital São José ou o Hospital Jaraguá, se for criança até 12 anos.

No período em que esteve em funcionamento, o Centro Dengue atendeu 43.570 pessoas, sendo que 6.252 hidratações foram feitas no local e 275 pacientes tiveram de ser transferidos para os hospitais, devido ao quadro de dengue avançado quando buscaram a unidade para receber auxílio.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!  
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas
InstaFace e Site

caragua mobile

Matérias Relacionadas

Política

Selo "Pessoa com Autismo a Bordo" aguarda sanção do governador

Projeto aprovado da Alesc é de autoria do deputado Vicente Caropreso
Selo "Pessoa com Autismo a Bordo" aguarda sanção do governador
Saúde

Unidades de Saúde de Jaraguá do Sul atendem casos suspeitos e confirmados de dengue

Confira os horários e locais:
Unidades de Saúde de Jaraguá do Sul atendem casos suspeitos e confirmados de dengue
Saúde

Santa Catarina confirma investigação de morte por febre do maruim 

O registro foi identificado no Paraná e o paciente morreu em abril deste ano
Santa Catarina confirma investigação de morte por febre do maruim 
Saúde

Campanha de vacinação contra poliomielite alcançou menos da metade da meta em SC

Levantamento foi divulgado pelo Ministério Público de Santa Catarina
Campanha de vacinação contra poliomielite alcançou menos da metade da meta em SC
Ver mais de Saúde