Unimed
Saúde

Central de Orientação sobre o coronavírus de Jaraguá já recebeu mais de cinco mil ligações

A ferramenta é um canal de comunicação para todas as pessoas que apresentarem os sintomas da doença ou que tiverem dúvidas.

21 Jul 2020 - 11h11Por Da Redação
Central de Orientação sobre o coronavírus de Jaraguá já recebeu mais de cinco mil ligações -

Desde a criação da Central de Orientação sobre  Coronavírus (0800-643-8089) em Jaraguá do Sul, em 20 de março, houve mudanças constantes no perfil das pessoas que procuram o serviço. Se no início da pandemia, idosos e pessoas com dúvidas em relação aos sintomas estavam entre as ligações mais frequentes, nas últimas semanas isso mudou.

"Claro, que temos muitos idosos nesta demanda ainda, mas hoje, quem mais nos procura são jovens e pessoas em plena idade produtiva, entre  20 a 50 anos", destaca a coordenadora da Central, Denise Thum. "Percebemos que também aumentou a procura de pessoas com sintomas mais acentuados da Covid como febre, dor de garganta, coriza e dificuldade para respirar", observa.

Criada em março, a Central de Orientações já recebeu mais de cinco mil ligações. 

A ferramenta é um canal de comunicação para todas as pessoas que apresentarem os sintomas da doença ou que tiverem dúvidas. O telefone é disponibilizado justamente para evitar a aproximação das pessoas, o que evita a proliferação da doença.

No 0800 a pessoa segue para o teleatendimento médico e, em caso de necessidade, é encaminhada para atendimento presencial no Pama do bairro Czerniewicz, referência para casos suspeitos do Coronavírus.
Os atendentes do 0800, num total de seis profissionais e mais sete médicos, fazem todo o processo, inclusive a solicitação de exame para confirmação da doença. Isso evita que as pessoas saiam de casa sem necessidade e fiquem em filas de espera, o que aumenta o risco de contaminação.

Muitas pessoas têm ligado para o 0800 relatando que tiveram um conhecido ou familiar positivado para covid-19, o que evidencia a circulação do vírus,  e querem saber como devem agir. “A tendência é que cada vez mais pessoas tenham um amigo ou familiar com resultado positivo para a doença. Ainda vamos continuar tendo casos positivos por um bom tempo", destaca Denise.

SERVIÇO

O 0800-643-8089 funciona todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, das 7h30 às 18 horas.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul passou a disponibilizar quatro números de telefones de apoio para a Central de Orientação do Coronavírus: 2106-8448; 2106-8433; 2106-8285; 2106-8443.

De acordo com o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, a medida foi adotada devido ao aumento da demanda, que está congestionando o 0800-643-8089. Assim, quem não conseguir contato pelo 0800, poderá ligar para um dos novos números disponibilizados. 


Quem pode ligar - Qualquer pessoa de Jaraguá do Sul com dúvidas ou que apresente sintomas.  O telefone é disponibilizado justamente para evitar a aproximação das pessoas, o que evita a proliferação da doença. 


Cuidados para evitar a contaminação
-Lavar as mãos com água e sabão frequentemente;
-Usar álcool em gel frequentemente;
-Usar máscara;
-Ao tossir ou espirrar, usar o antebraço, mesmo se estiver de máscara;
-Sair de casa apenas se realmente necessário;
- Em caso de sintomas de gripe, como febre, dor de garganta ou falta de ar, entrar em contato com a Central de Orientação sobre o Coronavírus, 0800-643-8089, ligação gratuita.     


Principais sintomas da doença
Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Os sintomas mais comuns são:
Tosse;
Febre;
Coriza;
Dor de garganta;
Dificuldade para respirar.

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá confirma nova morte pela covid-19

Ao todo, já são 396 óbitos pela doença no município.
Jaraguá confirma nova morte pela covid-19
Saúde

Com 60% da população vacinada, mortes e casos de covid-19 caem 40%

São 96 milhões de brasileiros vacinados com, pelo menos, a 1ª dose
Com 60% da população vacinada, mortes e casos de covid-19 caem 40%
Saúde

Cuidar da saúde bucal é fundamental

Saiba como
Cuidar da saúde bucal é fundamental
Saúde

AstraZeneca e Coronavac: Agendados até dia 31 podem adiantar a 2ª dose em Jaraguá

O adiantamento não implica em contraindicação, pois obedece o intervalo mínimo necessário
AstraZeneca e Coronavac: Agendados até dia 31 podem adiantar a 2ª dose em Jaraguá
Ver mais de Saúde