Saúde

Casos de síndromes pós-covid-19 estão em queda no Município

Saúde acredita que o avanço da vacinação tem contribuído para estabilizar os números

04 Jul 2022 - 11h07Por Janici Demetrio
Casos de síndromes pós-covid-19 estão em queda no Município - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

A Secretaria de Saúde de Jaraguá continua acompanhando com bastante atenção os casos de covid e de pós-covid no município. Trabalho que vem sendo feito desde o início da pandemia.

Em julho de 2021 foi instituída a Comissão de Estratégias de Acompanhamento e Linha de Cuidado à pacientes pós-covid, com o objetivo de analisar os dados epidemiológicos e delinear estratégias e ações de acompanhamento aos pacientes com sequelas da doença.

A partir daí, iniciou a notificação destes pacientes, sendo contabilizados 455 casos até o final de abril. Destes pacientes, 72% possuíam sintomas residuais como cansaço, fraqueza, mal-estar, falta de ar (dificuldade para respirar, respiração curta), perda de paladar e olfato. Outros 5,5% foram encaminhados para fisioterapia respiratória e 3,9% outras sequelas (cardiovascular, psiquiátrico, fonoaudiólogico etc.)

Ações foram desenvolvidas pela Diretoria de Saúde, especialmente a nível de Atenção Primária, como assistência de fisioterapia respiratória, atendimento pelo médico da UBS e encaminhamento a profissionais especialistas, como Pneumologista, Cardiologista, Neurologista; avaliações de lesão por pressão e curativos especiais, Psiquiatria, Psicologia, acompanhamento clínico dos pacientes em uso de oxigenoterapia, entre outros.

A gerente da Atenção Primária à Saúde, Amanda de Lemos Mello, comenta que diferentes ações foram desenvolvidas a fim de promover a reabilitação das pessoas que tiveram covid no município.

"Qualificamos o cuidado nas unidades básicas de saúde como, por exemplo, por meio do fortalecimento da contrarreferência hospitalar e a oferta de fisioterapia respiratória pós-covid".

A gerente da Vigilância Epidemiológica, Talita Piccoli Sevegnani, ressalta que outra ação realizada foi a descentralização dos pontos de vacinação.

“Proporcionar a vacinação contra covid em unidades de referência com horários ampliados, facilita o acesso da população e contribui na adesão da continuidade dos esquemas vacinais contra o covid”.

Por outro lado, a diretora de Saúde, Silvia Regina Bonatto, enfatiza o aumento da procura dos pacientes nas Unidades de Saúde com quadros gripais, com testes negativos para covid.

"Observa-se que o clima de inverno proporciona o aumento desses casos, para tanto, enfatiza-se a importância da procura pela população de Vacinas contra a Gripe, que estão disponíveis em todas as Unidades com sala de vacinação do município".

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, acrescenta que, com o avanço da vacinação covid no município, já se observa uma redução significativa tanto nas notificações da doença, quanto nos casos de síndromes pós-covid.

“Avaliamos de forma positiva este momento, mas, continuamos atentos aos números”.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram! 

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Saúde

Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa

Alguns Postos de Saúde e Farmácias Básicas permanecerão abertos em função, principalmente, do avanço da dengue e casos de covid no Município
Saúde de Jaraguá terá plantão em alguns serviços na Quinta e Sexta-feira Santa
Saúde

Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá

A ação ocorrerá entre 5h30 e 8h
Fumacê ocorrerá nos bairros Santo Antônio e Vila Lenzi nesta terça-feira, em Jaraguá
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Ver mais de Saúde