transito
Saúde

Cartilha explica reajuste dos planos de saúde

Publicação do IESS apresenta, de modo claro e didático, principais aspectos sobre o tema

04 Mai 2019 - 15h00Por IESS

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) entende que empoderar o beneficiário, municiando-o com informações, é fundamental para o desenvolvimento do setor de saúde suplementar no País. Exatamente por isso, um dos temais primordiais nesse contexto é o de reajustes dos planos de saúde. Com isso em mente, a entidade acaba de lançar a cartilha "Reajuste dos Planos de Saúde", que traz um manual simples para a compreensão do público em geral sobre o tema. 

Mesmo com os índices de reajustes por faixa etária estarem previstos expressamente em contrato e com regras definidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o assunto ainda é alvo de debate por diferentes envolvidos do setor. Portanto, informação de qualidade protege tanto os usuários da saúde suplementar como os demais agentes dessa cadeia.

Para esclarecer de forma clara a questão, a publicação apresenta diversos aspectos relacionados com o setor, como os importantes conceitos do mutualismo, das faixas etárias dos planos, pacto intergeracional e regime financeiro de repartição simples.

A cartilha traz, de maneira clara, as formas de reajuste: por custo; por faixa etária; e por sinistralidade. Explicando, por exemplo, questões que envolvem o estatuto do idoso. Vale lembrar que uma das principais regras fixadas pela ANS consiste na proibição de que o valor da última faixa etária seja superior a seis vezes o valor da primeira faixa.

O material também detalha as principais características dos planos de saúde individual/familiar, coletivos por adesão e coletivos empresariais. Sendo assim, o consumidor consegue visualizar facilmente as diferenças entre cada modalidade. Além disso, mostra como boas práticas podem auxiliar a conter o avanço das mensalidades dos planos. O uso consciente beneficia a todos e pode até diminuir os reajustes.

De modo didático, a cartilha também traz gráficos e ilustrações que envolvem o tema, apresentando especificidades do setor de modo eficiente e educativo. O material é, portanto, de fácil compreensão para diferentes públicos: beneficiários, empresas, departamentos de Recursos Humanos, seguradoras e demais interessados.

A cartilha "Reajuste dos Planos de Saúde" está disponível na área de Estudos Especiais do portal do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Para acessar, CLIQUE AQUI.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Em quatro dias, 900 casos novos de dengue registrados em Jaraguá do Sul

Município contabiliza seis mortes pela doença
Em quatro dias, 900 casos novos de dengue registrados em Jaraguá do Sul
Saúde

Encontro sobre endometriose ocorre nesta terça-feira (21) em Jaraguá do Sul

O evento em Jaraguá do Sul será aberto ao público em geral e contará com diversos profissionais
Encontro sobre endometriose ocorre nesta terça-feira (21) em Jaraguá do Sul
Saúde

Santa Catarina tem dez casos de febre do maruim

Os sintomas da doença são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. Não existe tratamento específico.
Santa Catarina tem dez casos de febre do maruim
Saúde

Anvisa aumenta controle na prescrição do zolpidem; veja o que muda

Qualquer remédio com substância terá de ser prescrito com receita azul
Anvisa aumenta controle na prescrição do zolpidem; veja o que muda
Ver mais de Saúde