dengue
Saúde

Caropreso diz que é hora de responsabilidade, e não de incentivar o caos sanitário 

A fala do deputado ocorreu no momento em que Santa Catarina volta a registrar aumento de mortes e  casos de pessoas contaminadas pelo vírus

04 Nov 2020 - 13h27Por Gustavo Henrique Reif

O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB)  fez um desabafo durante a sessão virtual da Assembleia Legislativa de Santa Catarina desta terça-feira (3). Ele criticou  de forma dura iniciativas que têm como objetivo estimular a desobediência das normas sanitárias e de distanciamento social fixadas pelas autoridades estaduais e municipais para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.  “É hora de  incentivar o uso de máscaras e o distanciamento social. Responsabilidade a toda prova. Ser coerente na defesa de nossa população. Para isso estamos aqui, para proteger a população e não enganá-la ou querer subir no palanque e tentar ganhar notoriedade induzindo ao caos sanitário.”

A fala do deputado ocorreu no momento em que Santa Catarina volta a registrar aumento de mortes e  casos de pessoas contaminadas pelo vírus -  nos últimos 10 dias houve aumento de 38% de casos, sendo 78% na grande Florianópolis. No fim de semana, o deputado estadual Jessé Lopes (PSL) usou suas redes sociais para incentivar o descumprimento das normas sanitárias.

“A liberdade de expressão não é maior do que as leis que protegem a vida. A liberdade de expressão não pode estimular a desobediência das normas sanitárias, criadas para proteger a saúde e a vida da população. Afrontar estas normas é um crime contra a saúde pública. Não é hora de pormos em risco tudo que conquistamos com muito trabalho e sofrimento”, afirmou o deputado, que é médico neurologista. 

Ação do governo

O parlamentar também pediu serenidade à governadora interina Daniela Reinehr. “Esperamos que a governadora saiba do grau de responsabilidade que o cargo lhe confere e que nos proteja, inclusive, e principalmente, da mediocridade”. 

Ciência sob ataque

Dr. Vicente lamentou as posições que tentam desacreditar os estudos científicos relacionados ao enfrentamento da pandemia e o uso ideológico da situação para proveito eleitoral. “Perdemos muito tempo neste ano assistindo a uma política de deboche à ciência e ao conhecimento científico, de incentivo à desordem e à violência. Vimos ser ridicularizado o esforço de ajudar a construir o modelo sanitário que o mundo necessita. A lógica de enfrentamento desta pandemia está baseada em evidências – nem sempre claras, pois deturpadas pela luta ideológico-eleitoral que se travou, desde o início do problema no Brasil e também em outros países. Vimos ataques propositais à ciência.” 

Baixa percepção de risco  

Na avaliação do deputado, a partir do abrandamento das medidas restritivas o que se viu foi o “liberou geral". A baixa percepção de risco da doença aliada a manifestações de setores fez com que a população esquecesse ou fosse encorajada a não usar máscara e a não cumprir medidas básicas de controle sanitário.  “O resultado é aumento da curva de contágio. Um sinal disso é o fechamento das sessões presenciais aqui na Alesc, fato pelo qual venho a público parabenizar a direção da Casa. É uma  doença altamente contagiosa e com alto potencial de risco de vida para grupos de risco. O perigo nos ronda. Não sabemos ainda até quando.”

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Saúde

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Ver mais de Saúde