feirão de empregos
Saúde

Cardiologia do Hospital São José torna-se referência para pacientes do SUS de toda a região

A partir de agora, pacientes dos sete municípios que integram a AMVALI que necessitarem de procedimentos, exames e cirurgias cardíacas de emergência e urgência pelo SUS serão encaminhados para Jaraguá do Sul

02 Dez 2024 - 10h45Por Janici Demetrio
Cardiologia do Hospital São José torna-se referência para pacientes do SUS de toda a região  - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

A partir desta segunda-feira (2) pacientes dos sete municípios que integram a Associação dos Municípios da Região do Vale do Itapocu (AMVALI) que necessitarem de procedimentos, exames e cirurgias cardíacas de emergência e urgência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) serão encaminhados ao Hospital São José, em Jaraguá do Sul. Não será mais necessário transferi-los para hospitais de outras regiões.

LEIA TAMBÉM: Agricultor encontra corpo de um homem no bairro João Pessoa em Jaraguá do Sul

Segundo o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, assinou na última semana o  Termo de Compromisso de Garantia de Acesso de Alta Complexidade em Cardiologia. O documento define os serviços e procedimentos que serão realizados e a área de abrangência para atendimento dos pacientes.

“É um ciclo que se completa. Essa era a última etapa que faltava. Em outubro, o Ministério da Saúde credenciou o Hospital São José para atender esses casos. Estamos falando de cerca de 400 mil pessoas que vivem na nossa região. Agora, problemas de coração e circulação podem ser resolvidos aqui, em um hospital equipado com tecnologia de ponta e uma equipe altamente especializada. É uma grande conquista, porque, quando o assunto é o coração, minutos podem salvar vidas”, destacou Dr. Vicente. Ele também lembrou que doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil.

Credenciamento e recursos
A habilitação do Hospital São José como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular foi oficializada pela Portaria nº 5.567, publicada no Diário Oficial da União no dia 25 de outubro. O documento também estabelece o repasse anual de R$ 4 milhões para custear ações e serviços de média e alta complexidade cardiovascular.

Matérias Relacionadas

Geral

Entre 50 a 80 pessoas procuram diariamente o Centro de Atendimento Dengue em Jaraguá do Sul

Atendendo na rua Padre Alberto Romuald Jakobs, 222, bairro Nova Brasília
Entre 50 a 80 pessoas procuram diariamente o Centro de Atendimento Dengue em Jaraguá do Sul
Saúde

Dez Unidades de Saúde de Jaraguá do Sul estão abertas para atendimento

As UBSs são referência para pacientes de outras unidades que no momento estão fechadas devido às férias coletivas na Prefeitura
Dez Unidades de Saúde de Jaraguá do Sul estão abertas para atendimento
Saúde

Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul segue em atividade na Vila Lenzi

Até agora a movimentação tem sido tranquila no espaço, mas a expectativa é de que a partir do início de janeiro aumente a procura por atendimento no local.
Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul segue em atividade na Vila Lenzi
Saúde

Postos de Saúde de Jaraguá do Sul atendem até as 16h30 nesta segunda-feira (23)

Na terça e quarta-feira (dias 24 e 25, respectivamente), as UBSs estarão fechadas
Postos de Saúde de Jaraguá do Sul atendem até as 16h30 nesta segunda-feira (23)
Ver mais de Saúde