dengue
Saúde

Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo começa na segunda

Nas duas primeiras semanas da primeira fase da campanha, a Unidade Central de Imunização (na Rua Reinoldo Rau) adotará horário estendido até as 19 horas para facilitar o acesso à vacina

03 Out 2019 - 14h00Por Janici Demetrio

Devido à situação epidemiológica em que se encontra o País, o Ministério da Saúde, juntamente com os estados e municípios, realiza a partir de segunda-feira (7) a Campanha Nacional Contra o Sarampo, que acontecerá em duas etapas. Essa primeira é destinada a crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e acontece durante o mês de outubro, tendo o terceiro sábado (19) como dia D, e encerramento no próximo dia 25. Já a segunda fase da campanha ocorrerá no período de 18 a 30 de novembro (que também será o dia D) e terá como público-alvo pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. 

De acordo com a supervisora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Ana Kneipp, Jaraguá do Sul disponibilizará a vacinação em todas as suas Unidades Básicas de Saúde com Sala de Vacinas durante o expediente de cada uma. Além disso, nas duas primeiras semanas da primeira fase da campanha, a Unidade Central de Imunização (na Rua Reinoldo Rau) adotará horário estendido até as 19 horas para facilitar o acesso à vacina. 

Ana Kneipp destaca que também haverá uma equipe da Secretaria de Saúde realizando vacinação contra o sarampo e febre amarela durante o evento Viva Mais Jaraguá, agendado para o próximo dia 12, na Arena. Ela orienta que é obrigatório apresentar a carteira de vacinação – seja nas unidades de saúde ou na Arena – para sua verificação e atualização.

O sarampo é uma doença respiratória, exantemática aguda e extremamente contagiosa, que pode evoluir com gravidade e provocar complicações como pneumonia e encefalite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar. A distribuição é universal e acomete indivíduos de todas as idades. A transmissão acontece seis dias antes e quatro dias após o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo (exantema), sendo o período de maior risco dois dias antes e dois dias após o início do exantema.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Brasil tem mais de um milhão de casos de dengue este ano

Seis estados e o Distrito Federal decretaram situação de emergência
Brasil tem mais de um milhão de casos de dengue este ano
Saúde

Pai e filha internados por dengue morrem com 18 minutos de diferença em Joinville

Município já confirmou oito mortes pela doença
Pai e filha internados por dengue morrem com 18 minutos de diferença em Joinville
Saúde

Guaramirim confirma três novos casos de dengue

Dois deles são de transmissão local
Guaramirim confirma três novos casos de dengue
Saúde

Fumacê contra o mosquito da dengue começa sábado em Jaraguá do Sul

Ação no bairro Água Verde será a primeira deste tipo para o controle do Aedes aegypti
Fumacê contra o mosquito da dengue começa sábado em Jaraguá do Sul
Ver mais de Saúde