dengue 2
Saúde

Campanha de vacinação: Guaramirim terá horário diferenciado para atender pessoas acima de 60 anos

Objetivo é preservar a saúde destes pacientes, que são mais vulneráveis ao novo coronavírus (Covid-19)

19 Mar 2020 - 12h30Por Da Redação

Na próxima segunda-feira (23), inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe) e Guaramirim está se preparando para atender o público-alvo, pessoas acima de 60 anos, em horário diferenciado devido a pandemia do coronavírus (Covid-19). As unidades de saúde do Centro, Avaí, Corticeira e Rio Branco estarão abertas das 17h30 até 20h30, para realizar exclusivamente a vacinação destas pessoas. Durante o dia, das 7h30 ao meio dia e das 13h às 16h30, as unidades abrem para fazer o atendimento às pessoas com sintomas gripais com febre e casos de urgência e emergência. A vacina contra a gripe não imuniza a população contra o coronavírus.

Conforme o secretário de Saúde, Marcelo Deretti, a adoção de um horário diferenciado para a vacinação contra a gripe tem o objetivo de evitar o contato dos idosos com pessoas possivelmente infectadas e assim, preservar a saúde dos mesmos.  “Assim, evitaremos a aglomeração de pessoas que procuram o posto de saúde por diferentes motivos e, neste horário disponibilizado, conseguimos atender exclusivamente o público-alvo da campanha”, diz. Ele reforça o pedido para que as pessoas acima de 60 anos procurem as unidades de saúde informadas no horário das 17h30 às 20h30 e que procurem ficar em casa o máximo possível, para evitar contágio da Covid-19.

Deretti pede ainda que a população respeite a orientação e o público-alvo da primeira fase da campanha e não procure as unidades para ver se consegue se vacinar, caso não tenha mais de 60 anos. A segunda fase da campanha inicia dia 16 de maio para professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já a partir de 9 de maio serão vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental.

A campanha segue até o dia 22 de maio, sendo 9 de maio, sábado, o dia “D” de imunização. Geralmente realizada no mês de abril, a campanha foi antecipada por conta da pandemia do novo coronavírus e é uma estratégia do Governo Federal para facilitar o trabalho das equipes de saúde no diagnóstico da Covid-19.

 

Etapas da campanha de vacinação:

1ª fase (a partir do dia 23/03): idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

2ª fase (a partir do dia 16/04): professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- 3ª fase (a partir do dia 09/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental.

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá do Sul confirma mais duas mortes por dengue

Trata-se de duas mulheres. Um óbito foi registrado no dia 6 de abril e o outro no dia 19
Jaraguá do Sul confirma mais duas mortes por dengue
Saúde

Mais de 7 mil pessoas já passaram pelo Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá

O local atende exclusivamente casos confirmados e suspeitas de dengue
Mais de 7 mil pessoas já passaram pelo Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá
Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Ver mais de Saúde