Saúde

Campanha de vacinação contra gripe atinge 62,7% do público-alvo

27 Mai 2020 - 07h17Por Agência Brasil

Até o momento, foram vacinados 62,70% do público-alvo da campanha nacional de imunização contra a influenza. O balanço foi apresentado em entrevista coletiva, no Palácio do Planalto, hoje (26), por representantes do Ministério da Saúde. A expectativa da pasta é chegar a 77,7 milhões em todo o país. A vacinação contra gripe teve início em 23 de março e vai até 5 de junho.

Foram distribuídas 74,9 milhões de doses, tendo sido aplicadas 48,7 milhões. Ainda é necessário vacinar 29,6 milhões de pessoas.

Na primeira fase, o foco foi imunizar  idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde. A estimativa do Ministério da Saúde é que tenham sido atingidos pelo menos 90% dos idosos e trabalhadores de saúde. Dois estados ainda não atingiram cobertura para trabalhadores de saúde: Amazonas e Roraima.

Na segunda fase, foram priorizados profissionais das forças de segurança, pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo, povos indígenas e funcionários do sistema prisional. Entre estes segmentos, os que menos se imunizaram foram caminhoneiros (27,35%), motoristas e cobradores de transporte coletivo (39,62%), indígenas (49,65%), doentes crônicos (70,53%) e funcionários do sistema prisional (80,75%).

A terceira fase, em curso até o dia 5 de junho, contempla pessoas com deficiência, crianças, gestantes, mulheres no pós-parto até 45 dias, professores e a população de 55 a 59 anos.

“Ainda temos tempo para que as pessoas busquem a vacinação. Aquelas que não se vacinaram na primeira e segunda fases ainda têm oportunidade de se vacinarem na terceira fase até o fim da campanha”, afirmou a coordenadora do programa nacional de imunizações do Ministério da Saúde, Francieli Fontana.

 

Edição: Liliane Farias

Matérias Relacionadas

Saúde

Campanha de Vacinação contra a gripe é antecipada em Santa Catarina

A aplicação começa assim que as cidades receberem os imunizantes
Campanha de Vacinação contra a gripe é antecipada em Santa Catarina
Saúde

Saúde alerta para aumento de casos de covid-19

Em meio às preocupações quanto à dengue, autoridades da Saúde acendem o alerta para o aumento de casos de covid-19
Saúde alerta para aumento de casos de covid-19
Saúde

Em 20 dias, Jaraguá aplicou apenas 1.696 doses da vacina contra a dengue

O público-alvo estimado na faixa etária dos 10 aos 14 anos é de 11.500 crianças e adolescentes
Em 20 dias, Jaraguá aplicou apenas 1.696 doses da vacina contra a dengue
Saúde

Joinville confirma mais uma morte por dengue 

Homem de 55 anos foi a 13ª vítima da doença no município neste ano 
Joinville confirma mais uma morte por dengue 
Ver mais de Saúde