transito
Saúde

Campanha de Vacinação contra a Pólio inicia nesta segunda-feira (27)

Em Jaraguá do Sul, fazem parte do público-alvo cerca de 11.504 crianças menores de cinco anos. O Dia D está marcado para 8 de junho e a campanha se estenderá até o dia 14

26 Mai 2024 - 11h16Por Janici Demetrio
Campanha de Vacinação contra a Pólio inicia nesta segunda-feira (27) - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

Inicia nesta segunda-feira (27) e segue até o dia 14 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, voltada a crianças menores de cinco anos de idade.

Em Jaraguá do Sul, o público-alvo estimado é de cerca de 11,5 mil pessoas. A vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação. Vale lembrar que o Dia D da Campanha contra a Pólio está agendado para o dia 8 de junho.

A supervisora de Imunização, Ana Kneipp, enfatiza a importância de vacinar as crianças pertencentes ao público-alvo contra a poliomielite.

“No Brasil há muitos anos nós não temos a paralisia, mas graças à vacinação. Então não vamos deixar que essa doença seja reintroduzida no nosso país”, destaca.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Para tanto, essa estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no País desde 1994.

Nesta campanha serão utilizadas as vacinas oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP) para a vacinação das crianças menores de 5 anos de idade. O país se encontra em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Essa medida será adotada no segundo semestre de 2024, a partir de então o esquema vacinal e a dose de reforço vão ser feitos exclusivamente com a vacina inativada poliomielite.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Saúde

Santa Catarina ultrapassa os cem casos de febre do maruim

Na região do Vale do Itapocu já são dez casos da doença
Santa Catarina ultrapassa os cem casos de febre do maruim
Saúde

Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar

Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos é lembrado nesta segunda
Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar
Saúde

Caropreso alerta para risco da baixa adesão à campanha de vacinação contra a pólio

"É algo que preocupa muito. Esse resultado é um desastre"
Caropreso alerta para risco da baixa adesão à campanha de vacinação contra a pólio
Geral

Hospital Jaraguá arrecada alimentos e materiais de higiene para o RS 

O objetivo é arrecadar donativos para apoiar as famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, com foco especial nas crianças
Hospital Jaraguá arrecada alimentos e materiais de higiene para o RS 
Ver mais de Saúde