transito
Saúde

Campanha de Vacinação contra a Gripe inicia nesta segunda-feira

Neste ano a primeira etapa contempla crianças, gestantes e puérperas

12 Abr 2021 - 06h12Por Janici Demetrio
Campanha de Vacinação contra a Gripe inicia nesta segunda-feira  - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa no dia 12 de abril e vai até 9 de julho. A supervisora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Cristina Kneipp, informa que a campanha ocorrerá simultaneamente à vacinação contra a covid-19, mas o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação dos dois imunizantes no mesmo dia.

“Deverá ter um intervalo de 14 dias entre as doses”, informa a supervisora.

Neste ano, o Programa Nacional de Imunização dividiu a aplicação em três etapas: no primeiro grupo, formado por crianças, com idade de seis meses a seis anos, gestantes, mulheres que acabaram de ter filhos, povos indígenas e trabalhadores da saúde, a aplicação da vacina será feita de 12 de abril a 10 de maio. De 11 de maio até 8 de junho será a vez dos idosos e dos professores. E de 9 de junho a 9 de julho serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

O secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, lembra que os dois imunizantes (contra gripe e contra covid) são importantes. Quem pertence aos grupos prioritários deve tomar as doses indicadas, respeitando o intervalo entre elas. Moretti também reforça que a vacinação contra a gripe será feita nos postos de saúde dos bairros e a vacinação covid seguirá na Central de Vacinas montada no Parque Municipal de Eventos. Em 2020 foram vacinadas 40 mil pessoas contra a gripe em Jaraguá do Sul. Neste ano a Secretaria espera superar esta marca.

Etapas

12 de abril a 10 de maio
Crianças entre 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

11 de maio a 8 de junho
Idosos e professores

9 de junho a 9 de julho
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Postos de saúde com vacinação em Jaraguá 
Posto da Reinoldo Rau (Centro) 
Posto do Caic/ São Luís
Posto do Jaraguá 99
Posto do Rio Cerro II
Posto da Vila Nova
Posto da Ilha da Figueira 
Posto do Boa Vista 
Posto do João Pessoa 
Posto da Vila Lalau
Posto do Santo Antônio 
Posto de Nereu Ramos
Posto do Rau
Posto da Vila Lenzi 
Posto do Chico de Paulo 
Posto da Tifa Schubert

Matérias Relacionadas

Saúde

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Saúde

Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC

Ofício foi encaminhado ao Ministério da Saúde
Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Saúde

Jaraguá do Sul confirma mais duas mortes por dengue

Trata-se de duas mulheres. Um óbito foi registrado no dia 6 de abril e o outro no dia 19
Jaraguá do Sul confirma mais duas mortes por dengue
Ver mais de Saúde