CAMPANHA JARAGUÁ BEM CUIDADA - 13/06 a 12/07 (16 (16 à 12)
Saúde

Brasil recebe o primeiro lote de vacinas contra a varíola dos macacos

Próximos lotes estão previstos para serem entregues até o fim do ano

08 Out 2022 - 07h30Por Agência Brasil
Brasil recebe o primeiro lote de vacinas contra a varíola dos macacos - Crédito: Dado Ruvic / Reuters Crédito: Dado Ruvic / Reuters


Já está no Brasil o primeiro lote importado de vacinas contra a Monkeypox, doença que é mais conhecida como varíola dos macacos. Segundo o Ministério da Saúde, a remessa de 9,8 mil doses desembarcou nesta terça-feira (4) no Aeroporto de Guarulhos (SP).

Cerca de 50 mil doses já foram compradas via fundo rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Os próximos lotes estão previstos para serem entregues até o fim de 2022.

De acordo com o ministério, os imunizantes serão utilizados para a realização de estudos, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“É importante ressaltar que as vacinas são seguras e atualmente são utilizadas contra a varíola humana ou varíola comum. Por isso, o estudo pretende gerar evidências sobre efetividade, imunogenicidade e segurança da vacina contra a varíola dos macacos e, assim, orientar a decisão dos gestores”, informou a pasta.

A coordenação da pesquisa ficará a cargo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o apoio da OMS e financiamento do ministério. O estudo foi discutido pela pasta, em conjunto com a Opas, pesquisadores e especialistas da área.

“O objetivo é avaliar a efetividade da vacina Jynneos/MVA-BN contra a varíola dos macacos na população brasileira, ou seja, se a vacina reduz a incidência da doença e a progressão à doença grave. A população-alvo do estudo será formada por pessoas mais afetadas e com maior risco para a doença”, detalhou o ministério ao informar que inicialmente os grupos a serem vacinados serão de pessoas que tiveram contato prolongado com doentes diagnosticados ou em tratamento com antirretroviral para HIV.

Ainda segundo o ministério, em breve serão divulgados quais centros de pesquisa serão incluídos “considerando as cidades com elevados números de casos confirmados da doença e a infraestrutura disponível para a condução do estudo”.

Edição: Fernando Fraga

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!  

Matérias Relacionadas

Saúde

Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos

Tecnologia para produção será adquirida de farmacêutica indiana
Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos
Saúde

Anvisa alerta sobre uso do formol como alisante de cabelos

Produtos podem causar irritações na pele e problemas respiratórios
Anvisa alerta sobre uso do formol como alisante de cabelos
Saúde

Hospital São José recebe primeira parcela para custeio das atividades

Verba foi garantida ao deputado Dr. Vicente Caropreso pelo governador Jorginho Mello em abril deste ano
Hospital São José recebe primeira parcela para custeio das atividades
Saúde

Fiocruz: vírus respiratórios permanecem em alta na maior parte do país

Há indícios de queda nas regiões centro-sul, Norte e Nordeste
Fiocruz: vírus respiratórios permanecem em alta na maior parte do país
Ver mais de Saúde