transito
Saúde

Bairro Chico de Paulo ganha nova Unidade Básica de Saúde

A Unidade foi reformada e ampliada, ganhou mais consultórios médicos e vai poder dobrar sua capacidade de atendimento

29 Mai 2024 - 12h14Por Janici Demetrio
Bairro Chico de Paulo ganha nova Unidade Básica de Saúde - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

Autoridades de Jaraguá do Sul participaram na manhã desta quarta-feira (29), da solenidade de entrega das obras de reforma e ampliação da nova Unidade Básica de Saúde do bairro Chico de Paulo. A estrutura foi inaugurada em 2014 e leva o nome do senhor Reinholdo Wuerges, agricultor e alfaiate, um dos primeiros moradores do bairro. O Município investiu nas obras R$ 880.883,04, por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino Serviço (Coapes).

Mais moderna e com equipamentos de ponta, a UBS também ganhou novos consultórios médicos e vai poder dobrar sua capacidade de atendimentos. Conta, agora, com seis consultórios médicos, sala de vacinas, sala de Odontologia, sala de acolhimento, sala de procedimentos, sala de aula e copa, entre outros ambientes.

A unidade conta com cerca de 6 mil cadastros ativos e atende o bairro Chico de Paulo e parte do Água Verde. Em 2023 atendeu 5.077 pessoas e fez 66.133 procedimentos. Neste ano, 2.354 pessoas já passaram por atendimentos no local. A Unidade Básica possui mais de mil idosos cadastrados, 30 gestantes, mais de 800 crianças menores de 09 anos e quase duas mil pessoas com doenças crônicas.

IMG_0115 (1)

A equipe da unidade conta com enfermeiro, médicos, residentes de medicina de família e comunidade, técnicos de enfermagem, vacinador, agente comunitário, atendente de recepção, dentista, auxiliar de odontologia e agente de limpeza. Anexo também está a Academia de Saúde, onde é desenvolvido um trabalho de promoção à saúde e prevenção de agravos, sob a supervisão de um educador físico, por meio de grupos de atividades.

Em seu discurso o prefeito Jair Franzner destacou o cronograma de investimentos na área da Saúde em Jaraguá do Sul.

“Temos um planejamento de melhorias significativas na parte estrutural das unidades e, também, quanto a ampliação dos horários de atendimento e das equipes de trabalho com a contratação de mais médicos”, pontuou.

O secretário de Saúde Alceu Gilmar Moretti também falou sobre investimentos. Disse que as Unidades de Saúde estão sendo adaptadas para atender a demanda crescente de pacientes.

“Tínhamos um momento quando estas UBS foram inauguradas no passado, agora, temos outro. Precisamos nos adaptar ao aumento populacional e atender da melhor forma possível os munícipes.”

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Saúde

Santa Catarina ultrapassa os cem casos de febre do maruim

Na região do Vale do Itapocu já são dez casos da doença
Santa Catarina ultrapassa os cem casos de febre do maruim
Saúde

Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar

Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos é lembrado nesta segunda
Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar
Saúde

Caropreso alerta para risco da baixa adesão à campanha de vacinação contra a pólio

"É algo que preocupa muito. Esse resultado é um desastre"
Caropreso alerta para risco da baixa adesão à campanha de vacinação contra a pólio
Geral

Hospital Jaraguá arrecada alimentos e materiais de higiene para o RS 

O objetivo é arrecadar donativos para apoiar as famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, com foco especial nas crianças
Hospital Jaraguá arrecada alimentos e materiais de higiene para o RS 
Ver mais de Saúde