Delivery Much
Prematuros

Aleitamento materno promove crescimento cerebral de prematuros

Estudo selecionou bebês que tinham muito baixo peso (menos de 1.500 gramas) e 32 semanas de idade gestacional ou menos ao nascer

05 Mai 2019 - 06h00Por Agência Brasil
Aleitamento materno promove crescimento cerebral de prematuros - Crédito: Divulgação / Marcelo Camargo/Agência Brasil Crédito: Divulgação / Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um estudo mostrou que bebês prematuros que consomem leite materno têm níveis significativamente mais altos de substâncias químicas importantes para o crescimento do cérebro.

O estudo apresentado no Encontro das Sociedades Acadêmicas Pediátricas 2019 em Baltimore, nos Estados Unidos, selecionou bebês que tinham muito baixo peso ao nascer (menos de 1.500 gramas) e 32 semanas de idade gestacional ou menos ao nascer.

A equipe da Children's National coletou dados da massa branca frontal direita e do cerebelo via espectroscopia de ressonância magnética de prótons. Os espectros de massa branca cerebral mostraram níveis significativamente maiores de inositol, uma molécula semelhante à glicose, para bebês alimentados com leite materno, em comparação com os bebês alimentados com fórmula, de acordo com o estudo.

Os espectros cerebelares mostraram níveis de creatina significativamente maiores para bebês amamentados com leite materno em comparação com os bebês alimentados com fórmula. Além disso, a percentagem de dias em que as crianças foram alimentadas com leite materno foi associada a níveis significativamente maiores de creatina e colina, um nutriente solúvel em água.

A creatina facilita a reciclagem da renovação energética da célula, pelo que maiores quantidades deste metabolito resultaram em mudanças mais rápidas e maior maturação celular, enquanto a colina é um marcador da renovação da membrana celular, de acordo com o estudo.

"Os principais níveis de metabólitos aumentam durante os tempos em que os cérebros dos bebês experimentam crescimento exponencial", disse a especialista em pediatria Katherine Ottolini, autora principal do estudo.

Com informações da Agência pública de notícias da China (Xinhua)*


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Vacinação contra a covid-19 começa em todo o país

Ministério da Saúde distribuiu 6 milhões de doses do imunizante
Vacinação contra a covid-19 começa em todo o país
Saúde

Saúde alerta sobre ligações e SMS falsos de cadastro para vacinação

Ministério já fez alerta em nota e nas redes sociais oficiais
Saúde alerta sobre ligações e SMS falsos de cadastro para vacinação
Saúde

Governo do Estado finaliza distribuição da vacina contra a covid-19

As doses, que estavam armazenadas na Rede de Frio, em São José, começaram a ser transportadas por via área e terrestre a partir das 6h30 desta terça-feira (19)
Governo do Estado finaliza distribuição da vacina contra a covid-19
Saúde

Guaramirim inicia vacinação contra a covid

Três profissionais do Centro de Triagem receberam as primeiras doses nesta terça-feira (19)
Guaramirim inicia vacinação contra a covid
Ver mais de Saúde